Em defesa dos 5 km: distância desafia de iniciantes a veteranos no Circuito Popular
Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.
Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.
Quanto maior for a distância, mais desafiadora será a prova? Não necessariamente. Tudo depende do ritmo a ser adotado. Completar 5 km dando o máximo de si muitas vezes é mais duro que correr 10 km de forma moderada. É por isso que o Circuito Popular de corrida de rua, cujas provas, com exceção de uma (uma de 21,097 km), são de 5 km, é para todos, desde o corredor iniciante até o mais experiente. Foi assim também na etapa USP/Butantã, ocorrida no domingo passado, 23 de junho de 2024, um dia ensolarado, reunindo mais de mil corredores – crianças participaram de provinhas ao fim da adulta. Todos eles se inscreveram gratuitamente no evento.
Ver essa foto no Instagram
Os cinco quilômetros são, portanto, a distância mais comum dos eventos de corrida de rua, uma vez que é perfeitamente alcançável para um novato e, em ritmo fortíssimo – o qual, é claro, é pessoal –, é fisicamente superexigente para um corredor amador experiente em busca de um recorde pessoal (RP).
Existe, no entanto, um pouco de preconceito contra os cinco quilômetros atualmente. Algumas pessoas dizem: “Melhor nem sair de casa se for para correr só 5 km em uma prova”. Não é bem assim. Quem se dispõe a correr 5k com a máxima intensidade (pessoal) possível se sentirá desafiado a baixar o próprio tempo. E certamente terá a sensação de “coração saindo pela boca”. Isso não é, nem de longe, algo fácil e sem sentido.
Além disso, quem vai a um evento para correr cinco mil metros ganha motivação extra – para correr e para viver – ao ter contato com outros participantes, conhecendo gente nova, revendo amigos. Respondendo aos críticos da distância: não era, então, melhor ter ficado em casa.
Isso não quer dizer que não se possa almejar correr distâncias maiores. É natural buscar subir a quilometragem depois de alguns meses ou anos praticando corrida de rua. Os 5 km, todavia, não são (e nunca foram) só para iniciantes, existindo até uma prova olímpica, realizada em pista de atletismo, com essa distância.
Na próxima etapa do Circuito Popular, a da Penha, a ser disputada na avenida Doutor Bernardino Brito Fonseca de Carvalho (“Gamelinha”), no distrito de Vila Matilde, na zona leste de São Paulo, em 7 de julho de 2024, corredores que começaram a correr recentemente se juntarão a veteranos, e todos eles terão um desafio próprio em uma prova propícia a RP – assim como foi a do Butantã. As inscrições gratuitas serão abertas alguns dias antes do evento.
Leia mais:
Provas do Circuito Popular são para quem quer começar a correr
Para receber notificações do Circuito Popular e de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações.