São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 24/06/2024

Em defesa dos 5 km: distância desafia de iniciantes a veteranos no Circuito Popular

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Largada do Circuito Popular na Cidade Universitária (Boletim OSOTOGARI/Fenats)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.

Quanto maior for a distância, mais desafiadora será a prova? Não necessariamente. Tudo depende do ritmo a ser adotado. Completar 5 km dando o máximo de si muitas vezes é mais duro que correr 10 km de forma moderada. É por isso que o Circuito Popular de corrida de rua, cujas provas, com exceção de uma (uma de 21,097 km), são de 5 km, é para todos, desde o corredor iniciante até o mais experiente. Foi assim também na etapa USP/Butantã, ocorrida no domingo passado, 23 de junho de 2024, um dia ensolarado, reunindo mais de mil corredores – crianças participaram de provinhas ao fim da adulta. Todos eles se inscreveram gratuitamente no evento.

Os cinco quilômetros são, portanto, a distância mais comum dos eventos de corrida de rua, uma vez que é perfeitamente alcançável para um novato e, em ritmo fortíssimo – o qual, é claro, é pessoal –, é fisicamente superexigente para um corredor amador experiente em busca de um recorde pessoal (RP).

Atleta vibra na etapa Butantã/USP do Circuito Popular (Esportividade)

Existe, no entanto, um pouco de preconceito contra os cinco quilômetros atualmente. Algumas pessoas dizem: “Melhor nem sair de casa se for para correr só 5 km em uma prova”. Não é bem assim. Quem se dispõe a correr 5k com a máxima intensidade (pessoal) possível se sentirá desafiado a baixar o próprio tempo. E certamente terá a sensação de “coração saindo pela boca”. Isso não é, nem de longe, algo fácil e sem sentido.

Alegria na reta final de etapa do Circuito Popular na Cidade Universitária (Esportividade)

Além disso, quem vai a um evento para correr cinco mil metros ganha motivação extra – para correr e para viver – ao ter contato com outros participantes, conhecendo gente nova, revendo amigos. Respondendo aos críticos da distância: não era, então, melhor ter ficado em casa.

Participantes da etapa Butantã/USP do Circuito Popular (Esportividade)

Isso não quer dizer que não se possa almejar correr distâncias maiores. É natural buscar subir a quilometragem depois de alguns meses ou anos praticando corrida de rua. Os 5 km, todavia, não são (e nunca foram) só para iniciantes, existindo até uma prova olímpica, realizada em pista de atletismo, com essa distância.

Silvana Silva, quarta colocada na etapa Penha de março (Esportividade)

Na próxima etapa do Circuito Popular, a da Penha, a ser disputada na avenida Doutor Bernardino Brito Fonseca de Carvalho (“Gamelinha”), no distrito de Vila Matilde, na zona leste de São Paulo, em 7 de julho de 2024, corredores que começaram a correr recentemente se juntarão a veteranos, e todos eles terão um desafio próprio em uma prova propícia a RP – assim como foi a do Butantã. As inscrições gratuitas serão abertas alguns dias antes do evento.

Leia mais:
Provas do Circuito Popular são para quem quer começar a correr

Para receber notificações do Circuito Popular e de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.