Edição 50 da Maratona de Berlim: nova experiência marcante em prova de 5 km
Até 2023, a Maratona de Berlim contava com a prova principal, a de 42,195 km, a maratona de patinação inline (inline skating) e as baterias infantis, não havendo provas oficiais com distâncias menores para o público adulto, se limitando a um treinão do tipo “breakfast run”, em que os atletas inscritos ou não na maratona podiam participar de uma corrida de 6 km no dia anterior ao evento principal. Por causa das comemorações que marcaram, em setembro de 2024, a 50ª edição e os 50 anos da maior maratona da Alemanha, o evento foi adaptado e transformou-se em uma corrida de 5 km, inclusive com a entrega de medalha ao fim do percurso.
A equipe do Esportividade já tinha participado de dois eventos como esse em coberturas anteriores de maratonas internacionais: a Breakfast Run de Barcelona, em novembro de 2021, percorrendo os últimos 4 km da maratona olímpica de 1992 – com chegada no estádio Olímpico de Montjuïc –, e o treinão pré-Maratona de Copenhague, em maio de 2024, nas cercanias da Marathon Expo dinamarquesa. Ambos os eventos eram gratuitos, e podia participar deles até mesmo quem não estava inscrito na prova de 42,195 km.
O evento de Berlim, porém, contou com inscrição paga (34,50 euros, em torno de R$ 200), número de peito, percurso disponibilizado com antecedência, medalha pós-prova, além de manta térmica plástica, donuts, água e cerveja sem álcool à vontade na chegada. Aos desavisados: nesse tipo de evento não há placa de sinalização de quilometragem nem pontos de hidratação no percurso.
Por falar nele, assim como a do maratona, o trajeto era praticamente plano; apesar da prova cheia, não havia dificuldade alguma de acelerar para tentar conquistar um tão sonhado RP (recorde pessoal), como foi o meu caso (37min58s).
Assim como os atletas inscritos nesta Major, os corredores que participaram da prova de 5 km sentiram o gostinho de encontrar torcidas local, brasileira e de outros países pelas ruas da capital alemã e passar pelo tão emblemático Portão de Brandemburgo nos metros finais do percurso.
E, é claro, havia brasileiros – um monte deles – participando da prova. Adaptar um treino para se transformar em uma corrida curta teve um saldo tão positivo que a organização deveria inclui-la de forma permanente nas próximas edições. Quem esteve lá participou de algo exclusivo, mas tomara que se torne uma oportunidade para que atletas que ainda não correm 42,195 km consigam sentir a energia que pulsa da cidade e dos seus cidadãos.
Assista ao vídeo curto que mostra a participação brasileira:
Ver essa foto no Instagram
A cobertura do Esportividade da 50ª edição da Maratona de Berlim (2024) contou com o apoio do visitBerlin e de ClassPass.
Leia também:
Pouco importa que Maratona de Berlim é Major: história da cidade é o que conta
Passeio de barco permite conhecer Berlim e onde praticar corrida na capital alemã
Até na Alemanha!
Em Berlim, créditos ClassPass são utilizados para compras em cafeteria