São Paulo - região metropolitana
De bem com a vida 07/04/2015

CrossFit: estudos preliminares não indicam taxas anormais de lesões

Por Dr. Gustavo Arliani

5892446499_f8458e259b_z

O CrossFit é um programa de força e condicionamento composto principalmente por um conjunto de exercícios de alta intensidade. Esse método apresenta um enorme crescimento em popularidade em todo o mundo desde o seu início, há 15 anos.

As aulas, normalmente de 1 hora de duração, em academias filiadas incluem exercícios de aquecimento, um segmento de desenvolvimento de habilidades, o “workout of the day” (WOD) com  exercícios de alta intensidade e um período final de alongamento individual ou em grupo.

Com o ganho de popularidade surgiram muitas críticas quanto às possíveis lesões associadas a esse treinamento, incluindo problemas graves como rabdomiólise e lesões musculoesqueléticas.

Uma matéria sobre CrossFit publicada no jornal New York Times em 2005 aumentou ainda mais a polêmica sobre o assunto (clique aqui para lê-la).

No entanto, um estudo publicado recentemente com aplicação de questionário em praticantes de CrossFit não encontrou casos de rabdomiólise na amostra pesquisada.

Neste estudo, 73,5% dos atletas revelaram ter sofrido pelo menos uma lesão durante o treinamento CrossFit, sendo que 7% dessas lesões necessitaram de intervenção cirúrgica para tratamento. A taxa de lesões foi de 3,1 lesões para cada 1.000 horas de treinamento.

Dessa forma, as taxas de lesões com treinamento CrossFit são semelhantes às relatadas na literatura médica para modalidades como levantamento de peso olímpico e ginástica e inferiores às taxas de modalidades de contato competitivas como rugby e futebol. As lesões no ombro e coluna foram as mais comuns.

Novos estudos devem ser publicados em um futuro próximo objetivando o melhor entendimento dessa modalidade esportiva e seus efeitos benéficos e maléficos.

Sobre o Dr. Gustavo Arliani

Doutor Gustavo Arliani é ortopedista especialista em traumatologia formado pela Universidade Federal de São Paulo. É um dos autores do livro “Classificação em Ortopedia e Traumatologia”, juntamente com Doutor Moisés Cohen e Diego Astur. Gustavo é um dos dez mais bem colocados na prova para o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. [email protected] / drgustavoarliani.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.