Corrida só para atletas que tiverem testado negativo está prevista para 29/8
Observação (feita às 9h18 de 29 de julho de 2021): inscrições para Volta SP 10k são abertas; é feito ‘teste do cotonete’ na entrega de kit.
Uma corrida de rua está entre os 30 eventos-modelo anunciados pelo governo estadual de São Paulo nesta quarta-feira, dia 7 de julho de 2021. Empresas organizadoras se propuseram a, por conta própria, bancá-los, e a intenção é que sirvam como referência para cada segmento. No caso específico da corrida de rua, a Volta SP 10k foi proposta pela Abraceo, a Associação Brasileira dos Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor, e está prevista para 29 de agosto de 2021, domingo de provas de 5 e 10 km em local de São Paulo a ser definido.
A participação, no entanto, não será livre: os atletas terão de ter testado negativo para a covid-19 e apresentar aos organizadores o resultado do teste. As inscrições serão pagas, e mais informações serão divulgadas na semana que vem. Os participantes serão monitorados pós-evento para que se saiba se continuaram livres da doença.
O primeiro evento-teste em São Paulo, com a participação de 138 convidados, foi realizado em um momento bastante distinto do atual: em outubro de 2020, ainda não havia sido iniciada a imunização. Apesar disso, naquela época, acreditava-se ser possível uma retomada das provas no começo de 2021, o que não aconteceu, já que no primeiro semestre deste ano a pandemia chegou à pior fase no Brasil.
Agora, com indicadores em queda – a taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado é de 70,19%; na região metropolitana de São Paulo, de 64,56% – e com a expectativa de que paulistas maiores de idade poderão ter tomado ao menos uma dose antes mesmo da metade de setembro, a retomada efetiva é mais factível. Ainda não se sabe, porém, se a variante delta do novo coronavírus, que já está em São Paulo, alterará esse cenário.
Abraceo não tem representatividade para realizar esse tipo de Evento.