São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 15/09/2025

Corrida pet reúne praticantes de corrida de rua e animais em busca de um lar

Por Renata Sá, editora do Esportividade

Amigo Fiel: alguns cachorros que participaram da corrida pet podem ser adotados (Esportividade)

A Amigo Fiel, uma corrida pet voltada para atletas correrem ao lado de seus companheiros caninos, trouxe também a possibilidade de adoção aos que ainda não têm um animalzinho ou estão à procura de mais um. Em parceria com a ONG Deixe Viver e a protetora independente Patas para o Mundo, os corredores tinham a chance de, ao fim do percurso, conhecer os pets.

Veja o vídeo de como foi a Amigo Fiel e conheça os cachorros a serem adotados:

Em um percurso de 3 km no Internacional Shopping Guarulhos – ou de 6 km para atletas sem animais –, a Corrida Amigo Fiel foi um zigue-zague em dois níveis diferentes do estacionamento do centro comercial. O evento contou com a organização da Namastê Esportes.

Na Amigo Fiel, corredores e pets participam juntos da prova (Esportividade)

A pet run, que aconteceu em 30 de agosto de 2025, sábado, tinha, além das provas, uma “arena” com ativações de marcas parceiras – além de uma área voltada exclusivamente para conhecer os animais disponíveis para adoção. A Associação de Proteção e Valorização da Vida Animal Deixe Viver não tem abrigo físico, mas mantém uma rede de apoio com os protetores independentes. Ao todo, 160 animais ligados à ONG estão em lares temporários.

“Ainda há uma dificuldade muito grande na adoção de animais marrons e pretos”, afirma Lucélia Ercole, da ONG Deixe Viver. E continua: “Os animais mais velhos também têm bastante dificuldade de serem adotados”.

Caramelo e Rajado, que estão para adoção, durante a Corrida Amigo Fiel (Esportividade)

Já os protetores independentes funcionam como lares temporários enquanto esses animais estão na fila da adoção. A Patas para o Mundo conta com 12 animais que aguardam uma chance – não apenas de treinar e correr com seus futuros tutores, mas também de encontrar um lar definitivo.

Pet adotada durante Corrida Amigo Fiel (Esportividade)

“Tivemos um boom há algum tempo de cachorros caramelo, mas o número de adoções tem caído bastante”, diz Amanda Zezi da Costa, responsável pelo Patas para o Mundo.

O Caramelo e o Rajado – que correram com a equipe do Esportividade na Amigo Fiel – estão há mais 18 meses aguardando um lar definitivo. “Eu resgatei os dois ainda filhotinhos, mas até agora eles ainda não foram adotados, principalmente por causa do porte deles”, pontua Amanda.

Cachorro caramelo adotado durante a Corrida Amigo Fiel (Esportividade)

Ao todo, durante o evento esportivo, três pets foram adotados. Os animais que voltaram aos lares temporários ainda precisam de cuidados, como rações. É possível também apadrinhar um cachorro, enquanto ele ainda não é adotado, com uma contribuição financeira para os protetores independentes.

Tanto a ONG Deixe Viver quanto a protetora independente Patas para o Mundo possuem sistemas de doações. Acesse os perfis para obter mais informações.

Para receber notificações de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações; siga-nos também no Instagram (clique aqui).

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.