São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 01/12/2025

Corrida e Caminhada Inclusivas Visão no Esporte: evento solidário estreia em SP

Por Esportividade

Parque Villa-Lobos recebe corrida (Esportividade)

É certo afirmar o quanto as campanhas – de Outubro Rosa ou Novembro Azul, por exemplo, – são capazes de levar para o cotidiano das pessoas informações sobre a importância do diagnóstico precoce. A campanha do autoexame das mamas e do acompanhamento médico para as mulheres é tão forte que chegou ao esporte – com a realização de provas de corrida de rua. Isso porque, além de dar luz ao assunto, a prática esportiva, mesmo para pacientes oncológicas, é recomendada. E por que não ampliar esse tipo de ação com outros eventos esportivos também com o objetivo de dar mais visibilidade para outras campanhas, como a de reabilitação visual?

É exatamente isso que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) pretende fazer ao realizar a primeira edição do evento Corrida e Caminhada Inclusivas Visão no Esporte. O evento vai acontecer no dia 14 de dezembro de 2025, domingo, às 8h, no parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo.

Kit da Corrida e Caminhada Inclusivas Visão no Esporte (Divulgação/Blueline)

O evento, que tem caráter solidário, é aberto ao público e contará com corrida de 5 km e caminhada de 3 km. As inscrições (clique aqui) estão abertas e custam R$ 138,60, preço total, utilizando o cupom esportividade e ganhando 10% de desconto (caso não haja nenhum cupom inserido).

Atletas 60+ e atletas com deficiência garantem 50% de desconto no valor da inscrição. Para as pessoas com deficiência (PCD), é necessário apresentar documentação e cupom (que deve ser solicitado pelo e-mail

Camiseta, sacochila, número de peito, boné e medalha (pós-prova) integram o kit do participante. A retirada de kit será no dia 13 de dezembro de 2025, sábado, das 10h às 19h, na loja Keep Running, da Vila Mariana. Será possível retirar também na “arena” do evento, no dia da prova, das 6h30 às 7h45: “Os participantes PCD poderão retirar o kit no mesmo dia da prova”.

O conselho ainda quer engajar outras pessoas – com deficiência visual ou não – a iniciar na prática esportiva. Um dos focos da primeira edição do evento da corrida e caminhada está em, justamente, falar sobre a importância da reabilitação de pessoas com deficiência visual, especialmente em casos irreversíveis.

Além de atuar na promoção da saúde ocular, o CBO defende políticas públicas voltadas à prevenção da cegueira e ao acesso a cuidados oftalmológicos de qualidade.

Parte da renda de Corrida e Caminhada Inclusivas Visão no Esporte de 2025 será destinada ao Bengala Verde, instituição dedicada à valorização de pessoas com deficiência visual. A Blueline é a empresa organizadora da prova, que é beneficente.

Inscrições: clique aqui.

Para receber notificações de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações; siga-nos também no Instagram (clique aqui).

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.