Corrida: Circuito Popular de SP evolui, mas ainda peca em pontos básicos
A etapa de Santana do Circuito Popular de corrida de rua da cidade de São Paulo deixou muito claro o que evoluiu e o que precisa ser melhorado. A retirada do kit no dia anterior à prova, no mesmo lugar da largada, funciona e reduziu drasticamente o estresse pré-corrida dos atletas em filas. O sistema de cronometragem está mais eficiente, e os resultados são divulgados ainda na manhã de domingo. No entanto, o método de inscrição e a divulgação de percurso são falhos.
- Confira resultado de votação:
Melhores parques paulistanos para a prática de corrida
A reportagem do Esportividade presenciou uma única pessoa pedindo cupons de inscrição para dez corredores na Subprefeitura Santana/Tucuruvi. A falta de um limite mais claro faz as inscrições presenciais terminarem muito mais rapidamente, o que deixa as realizadas pela internet em segundo plano e às vezes as torna inexistente, como ocorreu na etapa de domingo passado, 13 de junho de 2015. Mesmo aqueles que pegaram cupom presencialmente têm de acessar o site do evento e completar o cadastro a fim de que se garantam na corrida.
O percurso da etapa de Santana não foi divulgado previamente, o que atrapalhou a preparação dos atletas. Só na hora da prova descobriram que haveria subidas íngremes, algumas delas com piso de paralelepípedo. Desta vez, houve pouco mais de 5 km, boa parte deles nas ruas de trás do Centro Esportivo Jardim São Paulo, na região do Sesc Santana e da avenida Luiz Dumont Villares. Mas existem corridas em que essa distância não é atingida.
Há quase um ano, o evento voltou a ser realizado em diversas regiões da capital paulista depois de uma pausa, antes da qual era feito por meio de convênios com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Foi aberto uma licitação para que se obtivessem cotações em 2014 e, assim, se contratasse uma empresa (EM Empresarial) que fizesse todo o circuito.
Até 2013, por causa de convênios com diferentes empresas, o site de inscrição podia mudar de uma prova para outra. Existe agora um padrão de procedimentos, e isso facilita a vida do corredor, que tem no Circuito Popular provas gratuitas. Às 7h50 normalmente começa uma caminhada, e nela são percorridos cerca de 2,5 km (no caso de Santana, uma volta).
Completaram a prova na zona norte 882 atletas: 482 homens e 400 mulheres. A prefeitura disse que havia 1.500 inscritos na corrida, fato que mostra que no meio do processo atual se “perdem” inscrições, e pessoas que realmente gostariam de ir ao evento deixam de fazê-lo por não terem conseguido se inscrever. Do kit do competidor, o qual é entregue no sábado, fazem parte camiseta, número de peito, alfinetes e chip de cronometragem descartável.
Tome nota: site do Circuito Popular-2015:
minhasinscricoes.com.br/circuitopopulardecorridaderua/2015
Concordo com o sistema de senhas, mas deve sim impor um limite por pessoa. Fico muito triste com o numero de desistentes. Deve-se fazer uma campanha mais forte de conscientização da desistência, como cartazes no local informando” Ultima corrida 1500 inscritos 882 compareceram. Não tire a inscrição de outro corredor, só pegue senha se tiver certeza que ira, se tiver imprevistos passe para alguém. Colabore, faça sua parte”. Outra opção drástica seria uma lista de CPF de corredores que não foram mais de uma vez, sendo automaticamente proibidos de fazer outra prova no ano.
Gosta do circuito popular, mesmo com alguns pontos a serem melhorados. Pontos positivos: realmente esta cada vez mais organizado, estou conhecendo vários locais da cidade, e melhor tudo de graça.