Corredoras reprovam kit da corrida do McDonald’s, e organização admite falha
Informações sobre a edição de 2018: Corrida do McDonald’s promete ‘kits de qualidade’ em 2018; começa pré-venda.
A M5K-2017, corrida feminina de 5 km do McDonald’s, foi um evento de altos e baixos para várias participantes da etapa de São Paulo. Ao mesmo tempo que puderam correr na companhia de amigas, muitas se frustraram com o kit que lhes foi entregue. Uma das partes da organização da prova, a SX2, reconheceu os problemas. As inscritas devem entrar em contato com a central de atendimento: telefone 0800 878 8142*.
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As principais reclamações diziam respeito ao tecido e ao tamanho de camiseta e short-saia, considerados mais quentes e menores do que o normal. Por esse motivo, não foi raro encontrar na “arena do evento”, no estacionamento da Assembleia Legislativa de SP, mulheres usando outras camisetas, inclusive de outras edições da M5K, embora a maioria tenha dado um jeito e vestido a de 2017 – só algumas protestaram usando preto.
As amigas Keli Cristina da Silva e Cristiane Andrade de Morais Moreira decepcionaram-se: “Esperamos por quatro meses o dia de retirar o kit, mas, quando chega o momento, eles dão esse que nem serve em nós, que não tem nada a ver. Somos do interior, de Jacareí. Pagamos ônibus para chegar aqui e a roupa não servir. É uma sacanagem”.
Elis Regina Marques Leandro Braga, do mesmo grupo, ilustrou como os tamanhos estavam “traiçoeiros”: “Gostaríamos de participar desse evento com o kit, mas não entrou em mim. E olha que, apesar de usar tamanho M, peguei G desta vez! Só para você ter uma ideia. Nem GG daria. Minhas amigas ficaram todas decepcionadas. Paguei por uma coisa que não estou usando”.
Monique Gomes Barbosa, amiga delas, usou camiseta e shot-saia da corrida, mas teve de dar um jeito. “Acabei colocando bermuda por baixo da saia porque o tamanho não tem condições. É uma sainha de criança”, afirmou ela, que disse que tinha realmente gostado do kit apresentado na foto de divulgação, do que ela “comprou”. Contou ainda que só foi com a camiseta da M5K-2017 porque o domingo amanheceu nublado e não estava muito quente.
De outro grupo, Elisângela Lins, participante frequente de corridas, lamentou o fato de que não poderá usar a camiseta em seus treinos no Jardim Botânico. “As camisetas estão com um tecido péssimo, com corte horrível. A gente que é bonita fica feia com ela. Estamos tentando trocá-la, porque não tem como treinar com ela”, declarou. Outros problemas, como costuras malfeitas, foram detectados pelas atletas.
Já no sábado, 7 de outubro de 2017, algumas atletas receberam em casa uma camiseta diferente (e melhor) depois de entrarem com contato com a organização, mas a maioria não teve a sorte que tiveram Beatriz e Julia (foto acima), que, na verdade, não chegaram a reclamar dos kits: “Como moramos mais longe do lugar de retirada de kit, enviei um e-mail e eles mandaram um portador à minha casa”.
Mais complicações
Os problemas não foram apenas relacionados ao kit em si. A logística de entrega deles também apresentou algumas falhas.
“Fomos retirar o kit e [o da minha mãe] não estava no local onde havia sido indicado. Deveria estar no Aricanduva e estava no Ipiranga. Uma sequência de dez números foi para o lugar errado”, contou a jornalista Vanessa Santos.
Agnes Fernandes, moradora de Mauá, enfrentou outra dificuldade: “Minhas amigas pegaram o kit no Aricanduva e o meu foi parar na avenida Nazaré [Ipiranga]. O rapaz ainda disse: ‘Deve ser porque vocês moram longe [umas das outras]’. Mas somos vizinhas… E foi pago tudo junto no cartão de crédito”.
“O material das camisetas é bem inferior ao do ano passado, e bastante gente reclamou disso também. E não tem nada na ‘arena’ além do palco e de lugares para tirar foto. Não há barraca de serviço. Pelo valor que nós pagamos, deveria haver alguma”, continuou Agnes, cuja amiga Aline da Silva Ramos reclamou de ausência de viseira em seu kit.
Também foi apontado por corredoras entrevistadas pelo Esportividade o mau estado das frutas entregues ao fim da corrida. E algumas sugeriram que, para o próximo ano, haja separação de pelotões de corredoras e caminhantes.
Antes da prova, a fim de tomar providências, a SX2 Eventos anotou nomes das atletas que foram à tenda de atendimento à cliente.
SX2 admite problema
Armando Santos, um dos donos da SX2 Eventos, foi entrevistado pelo Esportividade na “arena do evento” e não fugiu do assunto.
“Todas as atletas serão atendidas pelo telefone 0800 878 8142*”, disse. “Pedimos desculpas, porque isso não deveria ter acontecido. A corrida em si foi bem, as pessoas chegaram ao fim alegres, mas houve esse problema e não vamos fugir dele. Teremos já nesta semana uma reunião com Score Group, nossa parceira, [sobre os próximos passos]”.
Negou, porém, reembolso para quem correu. Segundo ele, a orientação que existia na entrega do kit era, caso a corredora quisesse devolução do dinheiro, não fazer a retirada. A troca dos produtos, inclusive de material, no entanto, é cogitada.
Explicou o porquê de tantas reclamações sobre o tecido da camiseta: “A qualidade do tecido não é ruim, mas aqui no Brasil os corredores estão habituados a usar poliamida, que é um tecido mais leve e que se adapta melhor ao nosso clima. Mas foi confeccionada em poliéster. Nos Estados Unidos e na Europa, é muito comum serem desse tecido. Não adianta pegar o melhor poliéster do mundo e fazer a camiseta: todo mundo vai reclamar. Foi essa a falha”.
Nota oficial do McDonald’s
“O McDonald´s informa que colocou à disposição das corredoras um canal de atendimento exclusivo durante os dias de entrega dos kits em que as participantes puderam optar pela troca do tamanho da camiseta ou pelo ressarcimento do valor da inscrição – em caso de insatisfação com o produto recebido.”
Score Group se pronuncia
O Score Group, agência que tem o McDonald’s como um dos clientes, declarou: “As participantes que demonstraram algum tipo de insatisfação e solicitaram troca ou reembolso antes da corrida foram atendidas por meio da nossa central de atendimento (0800) ou pelo e-mail [da SX2; [email protected]]”.
Quanto custavam as inscrições
As inscrições foram abertas com valor promocional – R$ 49,90 para o kit básico. Nesse primeiro lote, o kit mais completo, com viseira, short-saia, bolsa e pochete, saía por R$ 129. Os preços subiram de R$ 10 em R$ 10 no segundo e no terceiro lotes.
No mesmo dia 8 de outubro de 2017, outras cidades brasileiras também receberam o evento: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Resultados
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* A reportagem do Esportividade ligou para esse número, mas a atendente disse que só passa informações para atletas inscritas
Uma das piores provas que já participei em 5 anos de corrida. Foi a primeira e a última vez.