Corredor tem de ligar ‘desconfiômetro’ e pesquisar sobre prova antes de inscrição
Serve de alerta para os corredores o que houve no City América, nas imediações do parque Cidade de Toronto, zona norte de São Paulo, no domingo passado, 7 de julho de 2019, quando, mesmo com atletas já presentes em bom número, uma prova não pôde ser realizada.
Quando um organizador não obtém as autorizações necessárias para uma corrida acontecer em vias públicas, corre o risco de ser cancelada “de última hora”, já que uma reclamação de um morador local, por exemplo, pode acarretar o impedimento de o evento ocorrer – até com a presença de policiais militares.
Existe um caminho a ser seguido pelo organizador nos órgãos públicos para que o evento possa ocorrer. A Tietê Plaza Run, realizada no mesmo bairro, é um exemplo de uma prova que seguiu o protocolo. A edição de 2018 teve publicados no Diário Oficial municipal, nos dias anteriores ao evento, a liberação do prefeito regional – com o percurso detalhado e os deveres da empresa organizadora, como fazer limpeza da área pública – e o alvará de autorização da “arena” que seria montada no estacionamento do shopping center.
Cabe ao corredor tomar todo o cuidado possível antes de se inscrever em corridas, especialmente naquelas “baratinhas”, que parecem ser bastante vantajosas, mas às vezes se mostram um “pesadelo”.
Além da pesquisa a respeito do organizador, averiguando histórico de eventos e possíveis reclamações na internet, o participante possui outras ferramentas para verificação. A mais eficaz ainda é o telefone. Como cidadão que é, o atleta tem o direito de ligar para a prefeitura, a subprefeitura ou a administração do parque para ter, pelo menos, a certeza da reserva daquele lugar para a corrida na data anunciada.
Caso os funcionários públicos digam que “nunca ouviram falar do evento”, prefira não se inscrever nele. Mesmo que outras edições dele já tenham acontecido, não se sabe se, bem na sua vez, um fato novo surgirá e resultará no cancelamento da corrida – e talvez você só descubra isso estando lá.
Olá , Boa tarde!
Sacanagem maior é deles não devolverem o dinheiro…eles trocam de telefones, mudam de endereço de email.
Vai fazer 1 ano agora em agosto tanto recebe meu dinheiro de volta e nada. Já até fui na pequenas causas, quando chegou o dia da audiência teve que ser cancelada porque o endereço da empresa não é mais no mesmo local, mas o CNPJ da empresa é o mesmo…Mas não desisto. Comprei o kit da corrida pela Ativo.com., nem eles me responde o email.
Vcs foram os únicos me deram ajuda.
Desde já te agradeço,