Corinthians x Figueirense: locomoção e numeração serão testadas, diz COL
O jogo Corinthians x Figueirense é realmente encarado pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo como evento-teste para a abertura do torneio internacional, marcada para 12 de junho de 2014. Por isso, neste domingo, dia 18, também será testado o Expresso da Copa, serviço que funcionará durante o Mundial. O trem fará o percurso entre as estações Luz, no centro, e Corinthians-Itaquera, nas proximidades da Arena Corinthians, em um tempo estimado de 19 minutos, sem paradas, pela Linha 11-Coral da CPTM. O Expresso partirá a cada oito minutos e estará disponível a partir das 13h. Das 18h às 20h também funcionará para o retorno. Sua operação será intercalada com a do Expresso Leste.
Quem insistir em ir de carro ao local deverá encontrar dificuldades. Os estacionamentos do estádio estarão fechados e não há bolsões no entorno. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará uma série de interdições em vias próximas ao Itaquerão – clique aqui e veja o plano detalhado.
Os que quiserem ir de metrô poderão fazê-lo. Além da estação Corinthians-Itaquera, pode ser usada a Artur Alvim, principalmente para quem tem ingresso dos setores oeste e sul. As duas ficam a menos de 1 km do estádio.
De acordo com reportagem do Portal da Copa do governo federal brasileiro, Corinthians também testará uma cultura ainda incipiente entre os torcedores de futebol no país: o respeito aos assentos numerados. Ainda que não haja obrigação, haverá um esforço para que o público ocupe os locais marcados, principalmente nos setores oeste e leste inferiores, os mais nobres.
O Corinthians não anunciou o número de bilhetes colocados à venda, mas a estimativa é que cerca de 40 mil pessoas estejam no estádio neste domingo. Ainda segundo o Portal da Copa, os visitantes serão alocados em uma parte do setor sul e serão separados da torcida corintiana por barreiras físicas, interna e externamente. Os ingressos para corintianos estão esgotados.
Os setores norte e sul superiores, que são as arquibancadas provisórias, não serão usados neste domingo por ainda estarem inacabados.
Feriado
Os vereadores paulistanos aprovaram nesta terça-feira (13), em primeira votação, projeto de lei (PL) 185/2014, do Executivo, que declara feriado municipal no dia da abertura da Copa do Mundo. A decisão da Câmara, no entanto, conta com uma emenda.
Pelo texto original, nos outros cinco dias em que houver jogos do Mundial previstos na cidade, a prefeitura fica autorizada a decretar feriado – o jogo Uruguai x Inglaterra cai no Corpus Christi e 9 de julho, dia de semifinal, já é feriado estadual. A emenda proposta pela liderança do governo prevê que nesses dias o Executivo possa decretar apenas ponto facultativo.
Na justificativa da proposta, o prefeito Fernando Haddad defende que é “fundamental garantir a redução expressiva do trânsito, impedindo eventual colapso do sistema viário, descongestionando o transporte público rodoviário e a rede metroferroviária”.
O PL prevê que “deverão funcionar as unidades públicas municipais cujas atividades não possam sofrer solução de continuidade, podendo, nas demais, a critério dos titulares dos respectivos órgãos, ser instituído regime de plantão, nos casos julgados necessários”.
Venda de bebida alcoólica
A liberação da venda de bebida alcoólica no Itaquerão em dias de Copa do Mundo também faz parte do PL proposto pela prefeitura e trata-se de acordo feito entre o governo federal e a Fifa.
Ao todo, o projeto recebeu 30 votos a favor e 15 contra. O texto passará ainda por uma segunda votação na Câmara antes de ser encaminhado para sanção do prefeito.