Corinthians ou Palmeiras? Quem é o favorito ao título do Paulistão-2025?

Bola de futebol (brokerx from Pixabay)
A final do Campeonato Paulista de 2025 coloca frente a frente dois dos maiores clubes do Brasil: Corinthians e Palmeiras. O Derby paulista é um dos confrontos mais intensos e tradicionais do futebol nacional, reunindo paixão, história e muita rivalidade. Não é apenas um título estadual em jogo, mas também a supremacia momentânea de um dos maiores clássicos do país.
Apesar do peso do troféu, o Paulistão não é o principal objetivo de nenhuma das duas equipes na temporada. Tanto o Palmeiras quanto o Corinthians estão envolvidos em competições de maior relevância, como a Libertadores da América para o Verdão, a Sul-Americana para o Timão, além do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Conquistar o estadual seria, no entanto, um impulso significativo para qualquer um dos times, reforçando a confiança e dando moral para os desafios futuros.
A primeira partida da final foi disputada no Allianz Parque, e o Corinthians surpreendeu ao vencê-la por 1 a 0, com gol de Yuri Alberto, conquistando uma vantagem importante para o jogo de volta em Itaquera. O resultado colocou o Palmeiras em uma situação delicada, necessitando de uma virada para levantar a taça na casa alvinegra.
Agora, o favoritismo é um tema amplamente debatido entre torcedores, comentaristas e especialistas em análises esportivas. Com a decisão aberta, muitas perguntas surgem: os palpites hoje apontam um favoritismo claro para alguma equipe? O Palmeiras tem condições de reverter o placar? Como o Corinthians está se preparando para confirmar a vantagem e garantir o título? Vamos explorar essas questões a seguir.
O que dizem as previsões esportivas?
As projeções para a grande final do Paulistão dividem opiniões. O Corinthians, por ter vencido a primeira partida fora de casa e contar com a vantagem de decidir em seu estádio, parte com um favoritismo relativo. O Palmeiras, entretanto, tem um elenco qualificado e acostumado a reverter situações adversas, tornando a disputa imprevisível.
As melhores casas de apostas do Brasil disponibilizam e destacam as previsões sobre os jogos de hoje e para todo este mês de março. E esta partida tem dado o que falar entre os aficionados por futebol, já que se trata de um dos grandes clássicos do país e valendo taça. Os palpites hoje apontam um leve favoritismo para o Corinthians devido à vantagem conquistada, mas a diferença não é grande o suficiente para descartar uma reação palmeirense.
Outro fator que pesa nas previsões é o histórico recente do confronto. Nos 22 jogos mais recentes entre as duas equipes, o Palmeiras venceu oito deles, houve dez empates e o Corinthians levou a melhor em apenas quatro ocasiões. Duas delas, porém, aconteceram nos três encontros mais recentes.

Gramado (StockSnap from Pixabay)
O Palmeiras pode reverter a situação?
O revés no primeiro jogo deixou o Palmeiras em uma posição desconfortável, mas longe de estar derrotado. Com um elenco forte e um treinador experiente, o Verdão tem plenas condições de buscar a virada na Neo Química Arena. O retrospecto recente da equipe da Barra Funda em finais pode ser, inclusive, uma motivação extra para buscar o caneco.
Campeão paulista nos três anos mais recentes, o Palmeiras irá em busca de um inédito tetracampeonato no estado de São Paulo na era profissional do futebol. Curiosamente, nas conquistas de 2022, 2023 e 2024, o time palestrino perdeu o jogo de ida e conseguiu dar a volta por cima na segunda partida, levantando o troféu. No entanto, em todos esses anos, teve a vantagem de decidir diante de seu torcedor, no Allianz Parque. Agora, terá de encarar o Timão na Neo Química Arena.
A estratégia do Palmeiras deve envolver um jogo de pressão alta e a tentativa de sufocar o Corinthians desde os primeiros minutos. O time conta com jogadores decisivos, como Raphael Veiga e Estêvão, que podem desequilibrar a partida com suas qualidades individuais. Além disso, a equipe treinada pelo português Abel Ferreira está acostumada a grandes desafios, e essa experiência pode fazer a diferença.
Como o Corinthians está se preparando?
Com a pausa para a data Fifa deste mês de março, a fim do Paulistão será realizada apenas no dia 27, ou seja, 11 dias depois do primeiro jogo. Com tempo de sobra para se preparar, o Corinthians tentará recuperar a melhor condição física de alguns jogadores, como o meia argentino Rodrigo Garro. Já o holandês Memphis Depay está com sua seleção para a disputa da fase final da Liga das Nações e deve retornar em cima da hora para o Brasil.
Mesmo assim, o técnico Ramón Díaz terá tempo suficiente para criar uma estratégia para a partida decisiva e trabalhar pontos necessários, como a bola aérea defensiva, que tem sido um dos pontos fracos do time. De toda forma, o fator casa é um dos grandes trunfos do Timão e bastará um empate diante da Fiel para levantar o 31º troféu de sua história no Campeonato Paulista.