Contratação é autorizada, e Interlagos terá boxes mais modernos em 2015
Demorou, mas foi autorizada a contratação do consórcio Equipav/Formatto para a “execução de obras e serviços de construção e requalificação das edificações dos novos boxes e edifício de apoio” no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A decisão só foi oficializada no sábado, 7 de março de 2015, cerca de um mês e meio depois do fechamento da pista principal, cujo mais recente dia de atividades foi 25 de janeiro. As empresas terão de se apressar, pois, segundo o edital, elas têm oito meses para concluir as obras – e daqui a exatamente oito meses será a semana do GP do Brasil de Fórmula 1.
A SPObras conseguiu que o consórcio contratado desse um desconto de 7,10% sobre o valor previsto, o que resultará em gasto de R$ 101.873.005,39. Essa quantia sai dos R$ 160,8 milhões que o Ministério do Turismo destinou ao autódromo paulistano. O Anhembi e o projeto carnavalesco Fábricas de Sonhos também recebem investimentos federais por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado para o fortalecimento do turismo. Trata-se da última fase das obras de modernização do circuito, cujo asfalto em 2014 foi totalmente trocado.
A Equipav é a mesma empresa que executou o recapeamento no ano passado e alterou entrada e saída de boxes. A Formatto terá o função de construir a grande cobertura do paddock, uma das novidades de Interlagos para 2015. Quem caminhar pela área entre os boxes e o edifício de apoio não vai tomar chuva, então.
Em novembro de 2015 o Esportividade publicou detalhes de como ficarão os boxes e a retaguarda deles. Serão construídas mais garagens em direção à entrada dos boxes, as quais serão utilizadas pela Federação Internacional de Automobilismo no GP do Brasil de Fórmula 1. Não haverá mais divisões fixas entre elas, o que significa que cada evento poderá modulá-las como achar melhor. Clicando aqui você fica por dentro de tudo isso.
A cidade de São Paulo renovou contrato com a Fórmula 1 até 2020. A ampliação de boxes e paddock foi levada em consideração por ambas as partes, e a prefeitura exigiu uma duração um pouco maior do acordo para que o investimento valesse a pena.
Serão construídos boxes auxiliares na região da Curva do Sol, à direita de quem sai do S so Senna, para que o automobilismo local possa retomar atividades antes de novembro.
Os boxes atuais do autódromo de Interlagos, inaugurado em maio de 1940, foram construídos na reforma geral de 1989/1990, que encurtou o traçado. Desde março de 1990 a Fórmula 1 corre anualmente lá interruptamente.
O festival musical Lollapalooza, que acontecerá nos dias 28 e 29 deste mês, será o próximo grande evento a ser realizado no autódromo paulistano.