Conheça alguns dos postos de ginástica e academias ao ar livre em São Paulo
Praticar exercícios ao ar livre oferece todos os benefícios físicos das atividades em ambientes fechados e pode fornecer exposição vital à luz solar, que aumenta níveis importantes de vitamina D — ao contrário dos exercícios internos. Melhoras do fluxo sanguíneo, benefício em relação à saúde cardiovascular, da força, da flexibilidade e da resistência são apenas algumas das vantagens oferecidas por praticar constantemente atividades físicas no exterior.
Exercitar-se ao ar livre em São Paulo não é das tarefas mais simples, mas existem academias e postos de ginástica na cidade que podem ser usados gratuitamente para garantir a boa forma e se manter saudável. Em todo o estado de São Paulo são encontradas mais de mil academias ao ar livre — na capital, são mais de 300 pontos únicos.
Além de estarem localizados em algumas das principais avenidas da cidade, como a Sumaré (em Perdizes), a Professor Fonseca Rodrigues (no Alto de Pinheiros), a Afrânio Peixoto (no Butantã), a Paulista e algumas outras, também estão nos parque da Aclimação, Alfredo Volpi, Buenos Aires, Burle Marx, do Carmo, Cidade de Toronto, do Ibirapuera, da Independência, Victor Civita, do Povo, Prefeito Mário Covas e Villa-Lobos.
Um sistema diversificado de recreação ao ar livre contribui para o capital da comunidade, proporcionando um aumento na qualidade de vida de seus residentes. Com a crescente urbanização, as comunidades buscam continuamente novas maneiras de oferecer espaços e atividades ao ar livre aos residentes, e a prática esportiva em espaços exteriores é uma opção ideal.
Os exercícios ao ar livre aliados a uma alimentação ideal ajudam o cérebro a funcionar melhor e evitam a depressão e a ansiedade, já que o sol aumenta naturalmente a serotonina, o hormônio que afeta o humor. O próprio exercício produz endorfina, outro hormônio do bem-estar que melhora o ânimo e reduz a dor. Tudo aquilo que ingerimos também faz a diferença e é muito importante para nossos estados mental e físico.
Os centros de recreação permitem que os usuários se exercitem enquanto desfrutam paisagens naturais ou as projetadas em um ambiente ao ar livre. Além de atenderem a uma ampla gama de usuários e contribuírem para a saúde geral da comunidade, os parques fitness ao ar livre podem ser feitos em quase qualquer lugar. Outros benefícios que podem ser citados são:
Ecológicos
Os equipamentos usados em parques de exercícios ao ar livre para adultos não requerem eletricidade, precisam de pouca manutenção e usam poucos recursos humanos. A maioria dos materiais usados em sua construção, incluindo alumínio, aço e plásticos sustentáveis, é reciclável. O impacto mínimo no ambiente natural é atraente para o desenvolvedor, o financiador e o usuário final, e muitos participantes podem vincular a contribuição ambiental positiva ao maior prazer com exercícios.
Bem-estar
A atividade física regular é essencial para a saúde e a longevidade. Muitas pessoas relatam preferir fazer exercícios ao ar livre, o que também pode ter um efeito maior no bem-estar físico e mental. O exercício ao ar livre também é classificado como mais restaurador em comparação com o interior, visto que os ambientes naturais reduzem o estresse emocional e fisiológico.
Promove amizades
As pessoas que frequentam academias e postos de ginástica ao ar livre e os praticantes de corrida de rua costumam se socializar enquanto se exercitam, fortalecendo a comunidade e os relacionamentos interpessoais. Esses relacionamentos podem, então, apoiar o aumento do uso à medida que os participantes interagem mais prontamente uns com os outros, oferecendo incentivo, motivação e apoio.
Apoia o capital comunitário
Parques de condicionamento físico adulto ao ar livre promovem o crescimento em uma comunidade saudável. Atraem para uma vizinhança pessoas preocupadas com a saúde e muitas vezes podem influenciar o comportamento de quem não pratica exercícios físicos, expandindo os benefícios associados à prática regular para um número maior de pessoas.