São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 17/06/2024

Como é ser pacer na corrida: a alegria de contribuir para o sucesso de corredores

Por Filipe Sansone, especial para o Esportividade

Filipe, à esquerda, como pacer da Athenas Run Stronger (Fotop)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; fotos da corrida infantil: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu

Manutenção do mesmo ritmo proposto durante todo o percurso. Esse é o um dos principais objetivos do corredor – seja ele amador, seja ele profissional – que deseja atingir o tempo pretendido em determinada prova. E é essa também a função desempenhada pelo pacer – ou, na livre tradução para o português, marcador de ritmo –, que é o corredor selecionado pelos organizadores do evento para garantir que o pace proposto a ele seja o mesmo ao longo de todo trajeto da corrida. No domingo, 16 de junho de 2024, o Esportividade pôde sentir na pele como é ser um pacer nos 18 km da Athenas Run Stronger, realizada na pista expressa da marginal do rio Pinheiros.

camVocê em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver fotos de sua participação na Athenas Run Stronger de 2024; ache ainda as dos amigos!

A prova contou com seis duplas de pacers, que se distribuíram em diferentes ritmos, que variavam de 4min40s por quilômetro a 7min10s por quilômetro, o que garantia que houvesse marcadores de ritmos para corredores de todas as velocidades. Para assegurar que os pacers conseguissem manter o ritmo durante todo o percurso, era necessário que cada um apresentasse à Iguana Sports um certificado de conclusão de maratona ou meia maratona com até seis meses de validade, e todos os marcadores de ritmo correram em um pace 30 segundos mais lento do que a média apresentada em seu certificado. Dessa forma, correndo com menor intensidade, todos os pacers podiam estar concentrados na sua tarefa: além de garantir o ritmo proposto para os 18 km, incentivar todo corredor que estivesse precisando de um ânimo, uma energia a mais. No caso do Esportividade, o ritmo para a prova foi o de 6 minutos por quilômetro (ou 10 km/h) para os 18 km.

Pacers da Athenas Run Stronger (Acervo pessoal)

Todos os marcadores de ritmo, também conhecidos como pacemakers, são devidamente identificados com uma camiseta especial, com cor diferente da normal da prova (no caso, verde claro), com “pacer” escrito tanto na parte da frente quanto nas costas. Além disso, os pacers ainda levam uma pequena mochila, que possibilita o encaixe de uma haste, onde é colocada uma placa que indica o ritmo e a expectativa de conclusão da prova naquele ritmo: no caso, para o pace de 6 min/km, a prova deveria ser concluída em 1h50.

Após acertar todos procedimentos para oferecer aos demais corredores um bom serviço de pacer e chegar com sua dupla à baia do ritmo proposto, a sensação de carinho de quem está à sua volta e a emoção só terminam após cruzar a linha de chegada. Ao acessarem a baia do pelotão, corredores amadores que desejam seguir o ritmo proposto pelos pacers encontram-se com a dupla e procuram manter-se ao lado (ou atrás) durante toda a prova.

Filipe puxando ritmo e interagindo com colegas corredores (Fotop)

Ao longo de toda corrida, os pacers interagem com os demais corredores, seja para estimular alguém que esteja caminhando, incentivar e puxar quem está correndo ao seu redor e demonstra cansaço, seja simplesmente para apoiar as demais duplas de pacers que correm em outros ritmos na prova. É uma emoção muito intensa, do início ao fim, para um corredor amador poder dar esse apoio, como marcador de ritmo, a outros atletas amadores que também desejam superar a si próprios na corrida.

A tarefa dos marcadores de ritmo ficou ainda mais importante na altura do km 16 da prova, quando foi preciso encarar a subida a ponte estaiada: muitos dos corredores já estavam cansados, então a interação, com muitos gritos de apoio e estímulo, foi ainda maior; a sensação de ver outro corredor conseguindo encontrar um pouco mais de energia e manter o ritmo mesmo na parte mais difícil da prova foi simplesmente impagável para um pacer de primeira viagem – como foi o caso do Esportividade.

Ponte estaiada foi maior desafio do percurso da Athenas 18k (Fotop)

Além disso, é também na ponte estaiada que o pacer pode desempenhar um papel adicional: o de indicar aos corredores que o acompanham onde eles devem se posicionar para que os fotógrafos que estão sobre a ponte possam fazer as melhores fotos deles. Afinal, para muitos atletas amadores ter aquela foto digna de revista para comprar e subir nas redes sociais depois é mais um estímulo para correr bem.

A melhor surpresa da corrida ainda estava guardada para o final. Nos últimos 500 metros, onde já era possível ver a linha de chegada, os corredores que se mantiveram ao seu lado ao longo da prova passaram a agradecer a ajuda e aceleraram para celebrar suas conquistas. E após os pacers concluírem sua tarefa, fechando o tempo no relógio conforme proposto, alguns corredores ainda vieram ao encontro para agradecer e dar um abraço pela ajuda com o “gás a mais” no sprint final ou na subida da ponte – ou ainda pedindo para tirar uma foto com a dupla que o ajudou a manter o ritmo.

Pacers de 6 min/km dos 18 km concluindo Athenas (Fotop)

Ao concluir a prova como pacer, a sensação é a de que você fez o que gosta de fazer, pôde levar outras pessoas a superar suas metas e ainda recebeu agradecimentos, abraços e pedidos de fotos. Além disso, é uma ótima maneira de fazer novas amizades com pessoas que, assim como você, se propuseram a levar outros corredores à superação pessoal. Sem sombra de dúvidas, há como afirmar que, como pacer, é possível ter a experiência da corrida ritmada e mais lenta mais feliz da carreira de um corredor amador.

Sobre correr em um pace mais alto do que o seu

A princípio, a maior parte dos corredores não gosta de correr em um pace mais alto – portanto, em um ritmo mais baixo – do que o seu pelo fato de não conseguir mais um RP (recorde pessoal) e ficar com aquela sensação de que não houve superação do próprio limite. Entretanto, ao ser pacer, correr em um ritmo mais lento faz parte da estratégia. Nos primeiros dois quilômetros, a solução era olhar para o relógio a cada 200 ou 300 metros para verificar se o pace, mais lento que o comum para si, estava correto, o que requer um pouco mais de concentração. Mas, após o início da prova, com o corpo adaptado ao “ritmo de pacer”, a missão fica mais fácil, divertida e muito gratificante.

O evento

Largada da Athenas 18k na marginal Pinheiros (Adam Tavares/Iguana Sports)

A Athenas Run Stronger de 2024 contou com 5.018 adultos inscritos nas distâncias de 6 km, 12 km e 18 km, dos quais quase 40% haviam selecionado a distância de 18 km. Na mais longa, 472 mulheres e 903 concluíram o desafio – de acordo com os resultados divulgados pela Iguana Sports, empresa organizadora do evento

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.