São Paulo - região metropolitana
Tênis de corrida 16/09/2025

Com placa de carbono, Hoka Skyward X dá conforto em treinos longos de corrida

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Hoka Skyward X (Esportividade)

A Hoka, marca originária da França, fundada em 2009, tem ampliado sua presença no Brasil. Três claros exemplos disso são a agora maior loja no shopping JK Iguatemi, na zona oeste de São Paulo, a introdução de outras duas etapas da Hoka Speed Run – as de Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), que se juntam à paulistana – e o patrocínio à Paraty Brazil by UTMB. Nesse movimento ascendente, o Grupo Aste, que representa a Hoka nacionalmente, tem trazido ao país os mais variados modelos de tênis de corrida, e um deles chamou em especial minha atenção: Hoka Skyward X.

Já tendo completado uma maratona, a de Frankfurt-2023, com um supertênis da Hoka, o Rocket X 2, fiquei ávido por fazer um treino longo com o Hoka Skyward X ao ler a descrição do modelo no site brasileiro: “Além de ser um tênis com alto amortecimento, oferece um sistema de impulsão revolucionário por meio de superespumas na entressola e uma placa convexa de fibra de carbono, localizada entre essas espumas, permitindo que todo o sistema se comprima e retorne com uma máxima energia a cada passada”.

Hoka Skyward X na prateleira (Esportividade)

Despertou-me ainda mais curiosidade o fato de ele ser alto, excedendo o limite de 40 milímetros (na seção traseira da entressola) imposto pela World Athletics para tênis de prova para atletas profissionais, visto que é um modelo de treino, um supertrainer. Eis a grande questão: é possível um tênis considerado hoje em dia pesado, com 320 gramas (tamanho 40), proporcionar sensação de corrida e desempenho satisfatórios?

Para tirar essas dúvidas, só mesmo colocando o Hoka Skyward X na pista. Ou melhor, no parque. No último treino longo pré-Maratona de Buenos Aires, em 10 de setembro de 2025, no parque da Aclimação, estreei o Hoka Skyward X. Nos primeiros metros dos 21,1 km, notei o conforto proporcionado pelo modelo. Por garantia, optei por um número maior que o meu tradicional, mas acredito este também ficaria bom.

Só depois do quinto quilômetro entendi o que o Hoka Skyward X pode oferecer de melhor ao corredor: ao entrar no que pretendo ser meu ritmo de maratona (pace de um pouco abaixo de 5 minutos por km) senti mais fluidez das passadas. Foi aí que o tênis “deslanchou” mesmo. Deu-me muita segurança e bastante estabilidade, cruciais a menos de duas semanas da prova-alvo.

Hoka Skyward X (Esportividade)

E quanto ao peso? Foi impressionante que, principalmente nesse ritmo de longão, não o senti pesado, dando a impressão de ser, no mínimo, 60 gramas mais leve do que é de fato – graças à combinação das espumas com a placa de carbono.

No dia seguinte ao treino, não tive sinais de fadiga muscular, e o Hoka Skyward X ajudou-me a concluir, com sucesso e sem sustos, o último longo do ciclo.

Próximas etapas da Hoka Speed Run

Fotos ao fim da Hoka Speed Run (Filipe Sansone)

Salvador (parque dos Ventos; avenida Otávio Mangabeira) receberá a Hoka Speed Run no dia 5 de outubro de 2025, e as inscrições para as provas de 7,5 km, 15 km e 30 km ainda estão abertas (clique aqui).

O Rio de Janeiro sediará a última etapa da temporada 2025 em 15 de novembro de 2025, sábado de feriado nacional, com essas mesmas distâncias e largada e chegada no Aterro do Flamengo. As inscrições (clique aqui) também ainda estão à venda. A Beta Sports organizará os dois eventos.

Loja da Hoka no shopping JK Iguatemi (Esportividade)

E as inscrições para a etapa de São Paulo de 2026 (clique aqui) foram abertas ainda em 2025. A Hoka Speed Run paulistana do próximo ano está prevista para 5 de julho de 2025, e as distâncias serão as mesmas: 7,5 km, 15 km e 30 km.

Os 30 quilômetros, disputada na marginal do rio Pinheiros, têm sido a prova mais procurada nas duas edições anteriores do evento em SP. Nada melhor, então, do que se preparar para ela usando um Hoka Skyward X.

Tênis são uma escolha pessoal; o escolhido por uma pessoa pode não ser bom para outra. Antes de optar por um modelo, você pode experimentá-lo em uma loja para tomar uma decisão mais assertiva.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.