São Paulo - região metropolitana

Clube Tietê deve ser reaberto, mas à população paulistana, em junho

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Fachada do Tietê em 2011 (Google Street View/Reprodução)

Fachada do Tietê em 2011 (Google Street View/Reprodução)

Um dos clubes mais tradicionais de São Paulo, o Tietê, deverá ser reaberto na metade de junho de 2014, mas agora como municipal, aberto ao público. O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, considerou essa a grande novidade da secretaria neste primeiro semestre.

Além de uma grande área de lazer, haverá piscina para natação adaptada, sete quadras de tênis, ginásios poliesportivos, quadras poliesportivas a céu aberto e campo de futebol, por exemplo. A prefeitura reforma a área, localizada na avenida Santos Dumont, no Bom Retiro, centro paulistano.

Fundando em 1907, o Clube de Regatas Tietê situava-se até novembro de 2012 em área concedida pela prefeitura por meio de contrato de comodato, mas a administração municipal optou em 2009 por não o renovar. O Tietê, segundo Lauro de Melo Carvalho, último presidente, tinha dívidas de R$ 25 milhões. A tenista paulistana Maria Esther Bueno, tricampeã de Wimbledon e tetracampeã do US Open, e a nadadora Maria Lenk, que já foi recordista dos 200 e 400 metros de nado peito, foram algumas das grandes atletas que passaram pelas quadras e piscinas do clube.

Outra novidade esportiva deste semestre deve ser a retomada do Circuito Popular de corrida de rua. “Fazemos o processo transparentemente”, disse Jatene. “A opção que tomamos foi fazermos uma licitação, um chamamento público, para que os interessados em organizar conosco o Circuito possam se inscrever. Não quero fazer uma previsão. Não sabemos se haverá alguma encrenca no meio do caminho da licitação. Mas, assim que estiver concluída, faremos o calendário e, em seguida, corridas até o fim do ano.” As empresas devem informar quanto cobrariam pela realização de 32 etapas. Até 2013, o Circuito Popular era feito por convênio com companhias diversas, o que impedia continuidade de procedimentos e dificultava a vida de quem regularmente participava das provas.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou em 12 de fevereiro de 2014 decreto que regulamenta a Lei Municipal do Incentivo ao Esporte, que dá abatimentos em impostos – ISS e IPTU –  para empresas apoiadoras de projetos e eventos que receberem o aval do governo municipal. “Deveremos demorar uns 90 dias ainda até montarmos a coordenadoria, conseguirmos o recurso para começar a analisar os primeiros projetos”, afirmou o secretário.

Leia também:
Exclusivo: em SP, Virada Esportiva 2014 ocorre em 20 e 21 de setembro
Corrida de rua em SP: aberta licitação para realização do Circuito Popular
Lei Municipal do Incentivo ao Esporte é regulamentada pelo prefeito Haddad

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.