São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 10/06/2024

Circuito Popular no parque das Bicicletas é chance de se apaixonar pela corrida

Por Renata Sá, repórter do Esportividade

Largada da etapa parque das Bicicletas do Circuito Popular de corrida de rua 2024 (Divulgação/Fenats)

Há algum tempo, a corrida de rua ganha cada vez mais destaque; algumas pessoas desatentas diriam até que “correr virou modinha” – pela quantidade de provas que acontecem todos os fins de semana ou mesmo pela explosão de criadores de conteúdos digitais contando o dia a dia deles dentro da corrida. Porém, ao participar dessa “tribo de corredores”, é perceptível que a corrida já é uma realidade há muito tempo para muita gente e agora, aparentemente, mais atletas têm descoberto o quanto a prática esportiva pode ser surpreendentemente benéfica – não apenas para a saúde como também para um novo tipo de vida. Quem participou da etapa parque das Bicicletas do Circuito Popular, na manhã de 9 de junho de 2024, a primeira da retomada após um pequeno intervalo, teve a oportunidade de vivenciar o melhor que a corrida de rua tem a oferecer. E, de quebra, apaixonar-se pelo esporte.

Etapa do parque das Bicicletas do Circuito Popular (Esportividade)

Em um percurso de duas voltas, ziguezagueando pelo parque, era possível sentir o que se passava ao redor – desde aquele grupinho que corria mais ou menos no mesmo ritmo até quem estava mais lá na frente ou quem ainda estava um pouco mais para trás. Tal visibilidade abriu espaço para inúmeros gritos de incentivos que vinham de direções variadas. Ali estavam colegas de assessorias esportivas, amigos, familiares e até mesmo completos estranhos que, ao notarem a dificuldade do colega-corredor ao lado, se dispuseram a ajudar.

Felipe Bezerra da Silva, idealizador do projeto Dia Total, corre com caixa de som (Divulgação/Fenats)

E essa ajuda vinha como um conselho sobre como controlar a respiração em um trecho de subida, uma sugestão de postura ou mesmo um grito de incentivo. Para alguns essa “ajuda” tinha como origem uma imensa caixa de som tocando hits do passado e do presente, carregada por um dos participantes da prova, Felipe Bezerra da Silva, idealizador do projeto Dia Total, de atividades físicas ao ar livre e gratuitas na zona leste de São Paulo. Ao percorrer alguma parte do trajeto ao lado dele, era impossível não entrar no clima e soltar a voz durante a corrida.

Diversão e corrida; atletas participam da etapa parque das Bicicletas do CP (Esportividade)

Para outros a ajuda vinha na hora mais pesada, quando, próximo ao quilômetro cinco, meu corpo já não respondia bem e uma colega de corrida me sugeriu soltar um pouco os braços e tentar relaxar aquela tensão. Ou mesmo quando o Andrei, editor do Esportividade, depois de concluir a prova dele, voltou para me acompanhar até os metros finais do percurso.

As atletas Juliane e Vivian percorrem metros finais no Circuito Popular (Esportividade)

Existiu ainda a ajuda que veio antes mesmo da largada. Ali, naqueles minutinhos pré-prova, conheci duas atletas, a Juliane e a Vivian. A Ju, surda profunda e oralizada, estava acompanhada da Vivi para participar da prova de 5 km. Em uma rápida conversa, elas me contaram sobre o grupo do qual fazem parte, Achilles Brazil, uma ONG que procura transformar a vida de pessoas com deficiência por meio do esporte.

Largada de bateria infantil do Circuito Popular, etapa parque das Bicicletas (Divulgação/Fenats)

A etapa do parque das Bicicletas do CP ainda contou com a corrida kids, e lá crianças (até 13 anos) participaram das baterias infantis. Com a ajuda dos pais, os mais novinhos conheceram a corrida de rua. O público também apoiou desde os menorezinhos até os maiores, os quais já compreendiam mais a disputa e mostraram ter muito fôlego e muitos quilômetros pela frente.

Crianças comem algodão-doce na etapa parque das Bicicletas do CP (Divulgação/Fenats)

A próxima etapa do Circuito Popular se dará já neste domingo, dia 16 de junho de 2024, e não será em um parque: o CP voltará ao centro histórico paulistano, onde os corredores terão outro tipo de experiência em relação a que tiveram no parque das Bicicletas: correrão admirando a beleza arquitetônica da região central. As inscrições gratuitas serão abertas nesta terça-feira, dia 11, e nesta quarta-feira, dia 12, para mulheres e homens, respectivamente.

Assista ao vídeo curto da etapa do parque das Bicicletas:

A Fenats (Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor) foi a entidade escolhida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo entre as três que enviaram proposta para a organização do Circuito Popular de corrida de rua a partir de 2023. Nesta temporada 2024, o valor global do projeto é de R$ 3.303.517,72, fazendo parte dela 12 etapas – sempre com inscrições gratuitas – em diversas regiões da cidade. O Esportividade fará a cobertura de todas elas.

Para receber notificações do Circuito Popular e de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.