São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 10/06/2024

Circuito Popular mostra a corredores que pq. das Bicicletas também é para eles

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Etapa do parque das Bicicletas do Circuito Popular (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu.

Apesar de uma das marcas do Circuito Popular de corrida de rua da cidade de São Paulo ser a realização eventos da modalidade em regiões periféricas da capital paulista, aqueles que ocorrem no centro expandido também têm grande importância. Especialmente quando acontecem em lugares pouco visitados pelos paulistanos. Esse foi o caso da etapa do parque das Bicicletas, na zona sul, na manhã de 9 de junho de 2024, a de reabertura do CP.

Assista ao vídeo curto da etapa do parque das Bicicletas:

O parque das Bicicletas, que, na verdade, é considerado um centro esportivo municipal, fica no mesmo complexo onde funcionam a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Centro Esportivo Ibirapuera (Mané Garrincha) e o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, que recentemente foi reformado. Está localizado a poucos metros da estação de metrô AACD-Servidor e a cerca de 1 km do parque do Ibirapuera. Embora seja acessível, é pouco movimentado. Inaugurado em 1994 como Caloi Bike Park, ficou anos reduzido devido às obras da Linha 5-Lilás e passou até a ser esquecido por grande parte da população.

Curva desafia participantes do Circuito Popular no parque das Bicicletas (Esportividade)

O Circuito Popular, então, ajuda-o a ser redescoberto. O nome “das Bicicletas” tem a ver com a origem do espaço, mas é bastante propício a treinos de corrida. Não é longo, mas também não é tão curto assim. Na etapa de 9 de junho de 2024, os participantes necessitaram de duas voltas para completar a prova de 5 km, encarando duas vezes a “subida do Centro Olímpico”, com vista para a pista de atletismo, trecho que leva ao estacionamento da rua Pedro de Toledo, no qual os atletas também correram.

Circuito Popular no parque das Bicicletas: parece kartódromo (Esportividade)

O parque das Bicicletas é diferente dos demais locais esportivos da cidade: a pista ao lado da avenida Ibirapuera parece um kartódromo, já que as curvas foram planejadas para serem contornadas, especialmente por ciclistas, não são meros “cortes de caminho”. Os participantes da corrida do Circuito Popular, graças a esse zigue-zague, tiveram uma ampla visão da prova e dos colegas, o que aumentou a interação entre eles.

Crianças correm no parque das Bicicletas em etapa do Circuito Popular (Esportividade)

Crianças também passaram a conhecer o parque das Bicicletas graças ao Circuito Popular, cujas baterias infantis encerram a programação de cada etapa. O espaço é, tradicionalmente, um lugar onde crianças aprendem a andar de bike; no domingo, 9 de junho de 2024, teve outra finalidade para elas: tornou-se pista de corrida pedestre.

Fim de prova do Circuito Popular no parque das Bicicletas (Esportividade)

A próxima etapa do Circuito Popular se dará já neste domingo, dia 16 de junho de 2024, e não será em um parque: o CP voltará ao centro histórico paulistano, onde os corredores terão outro tipo de experiência em relação a que tiveram no parque das Bicicletas: correrão admirando a beleza arquitetônica da região central. As inscrições gratuitas serão abertas nesta terça-feira, dia 11, e nesta quarta-feira, dia 12, para mulheres e homens, respectivamente.

A Fenats (Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor) foi a entidade escolhida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo entre as três que enviaram proposta para a organização do Circuito Popular de corrida de rua a partir de 2023. Nesta temporada 2024, o valor global do projeto é de R$ 3.303.517,72, fazendo parte dela 12 etapas – sempre com inscrições gratuitas – em diversas regiões da cidade. O Esportividade fará a cobertura de todas elas.

Para receber notificações do Circuito Popular e de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.