São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 17/03/2025

Circuito Popular leva corrida com desafio pessoal e alegria ao extremo leste de SP

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Participante de etapa do parque Vila do Rodeio do Circuito Popular (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.

Vale a pena acordar cedo, antes das 5h, e atravessar a cidade de São Paulo “só” para correr 5 km? A etapa do parque Vila do Rodeio, a terceira desta temporada 2025, fez jus à proposta do Circuito Popular de corrida de rua, que leva eventos de corrida com inscrições gratuitas para lugares onde normalmente não acontecem. Localizado no distrito de Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital paulista, fica a cerca de uma hora — de carro — da região central em uma manhã de domingo.

Subidas e descidas marcam etapa do parque Vila do Rodeio do CP (Esportividade)

E esse fato, o de ter de se deslocar bastante para correr, faz parte do cotidiano de corredores moradores de Cidade Tiradentes e Guaianases, por exemplo, então “longe” é um conceito relativo: longe para quem? Desta vez, a prova foi pertinho, pertinho para eles.

Atleta acena para câmera durante etapa de Cidade Tiradentes do CP (Esportividade)

Na nublada manhã de 16 de março de 2025, havia também entre os participantes pessoas que vivem em outras regiões paulistanas. Alguns não conheciam o parque, que realmente é surpreendente: parece ter sido feito para propiciar boas corridas, uma vez que não é simplesmente uma linha reta e plana: com suaves curvas — com exceção dos retornos — e subidas e descidas praticamente constantes, o percurso, a todo instante, coloca o atleta à prova.

Etapa do parque Vila do Rodeio do Circuito Popular (Esportividade)

Nos 5 km, a menos que o participante estivesse com o “modo levinho, levinho ativado”, ele foi desafiado na medida certa, isto é, em um grau de dificuldade que não inviabilizou a participação de pessoas não tão bem condicionadas fisicamente. Pela primeira vez, a Fenats entregou troféus para os idosos mais bem posicionados.

Assista ao vídeo curto a respeito da participação infantil:

Ao fim dos 5 km, ainda houve as baterias infantis (de 0 a 6 anos: 50 metros; 7 e 8 anos: 100 metros; 9 e 10 anos: 200 metros; de 11 a 13 anos: 400 metros), e as crianças foram as responsáveis por algumas das melhores cenas do domingo — desde fatos engraçados, como a perda e a reposição de calçado durante a prova, até superações pessoais.

A Fenats (Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor) foi a entidade escolhida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo entre as três que enviaram proposta para a organização do Circuito Popular de corrida de rua a partir de 2023. Nesta temporada 2025, o valor global do projeto é de R$ 3.499.998,55, fazendo parte dela 12 etapas – sempre com inscrições gratuitas – em diversas regiões da cidade. O Esportividade fará a cobertura de todas elas.

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça em um deles para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.