Circuito Popular: etapa pq. Anhanguera tem subidas e chegada desafiadora
Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.
Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.
Estagiei na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, e uma das minhas tarefas, como parte da equipe de comunicação da pasta, era visitar os parques da cidade de São Paulo – fotografando e coletando dados – para o que se tornaria um guia da cidade. Esse trabalho “em campo” me proporcionou conhecer diversos parques e ver mais de perto os chamados refúgios verdes, por assim dizer, dos moradores daquelas regiões.
Assista ao vídeo curto e saiba como foi a etapa de Perus:
Ver essa foto no Instagram
Mais de 15 anos depois, ao participar no domingo passado, 21 de julho de 2024, agora como corredora, da etapa do parque Anhanguera do Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo, voltei aos tempos de faculdade de jornalismo e do então estágio, podendo uma outra vez conhecer um novo parque, inclusive com um percurso bastante desafiador, porém pouco explorado pelos organizadores de corridas de rua. Ainda restam sete etapas com inscrições grátis até outubro de 2024.
Em um percurso de duas voltas e trechos de subidas e descidas, os atletas que participaram da prova gratuita de 5 km no fim de semana (21/07) tiveram uma experiência completamente diferente da proporcionada pelo CP na etapa anterior, a da Penha (07/07), quando um vaivém praticamente plano deu-se na avenida Doutor Bernardino Brito Fonseca de Carvalho, conhecida como “Gamelinha”, na zona leste.
Em um percurso totalmente dentro do parque Anhanguera, na região de Perus, zona norte da capital paulista, os corredores amadores percorreram trechos cercados pela mata do segundo maior parque municipal urbano da cidade. Em certos momentos, entre as frestas das árvores, era possível ver os raios de sol tentando invadir a pista.
A atmosfera deu uma mudada um pouco mais adiante, quando os participantes pegaram um trecho de descida e de terra batida. E, é claro, se tem descida, logo em seguida existe uma subida. A etapa também terminou em um trecho de subida, colocando à prova até mesmo os corredores experientes.
Em razão de o parque ficar mais afastado de estações de trem e metrô, o local ainda é pouco utilizado pelos organizadores de corridas de rua. Algo semelhante aconteceu com a etapa do parque Vila do Rodeio, na zona leste, que foi tão fascinante quanto a prova no Anhanguera.
Nem por isso os corredores deixaram de participar dela. Em uma publicação compartilhada nas redes sociais feita pelo Circuito Popular e pela Fenats, a entidade organizadora, os atletas compartilhavam dicas de qual era o melhor caminho para chegar ao parque, utilizando, principalmente, o transporte público. A dinâmica de companheirismo das pistas estava refletida também no digital.
Por fim, uma das seguidoras da página do CP no Instagram complementou dizendo não haver como não confirmar que as provas gratuitas são democráticas; afinal, passam por diversos pontos da cidade, inclusive saindo de localizações mais óbvias e dando a chance aos atletas de se desafiarem em outros terrenos, como o parque Anhanguera.
O Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo retornará ao parque do Trote, na zona norte, no dia 28 de julho de 2024, domingo, depois de uma etapa lá em fevereiro de 2024. As inscrições abrem-se alguns dias de cada etapa.
Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)
O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.