Circuito Popular de SP terá uma nova empresa para a realização das provas
O Circuito Popular de corrida de rua da cidade de São Paulo terá uma nova empresa para a realização das etapas. De acordo com o plano de trabalho da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (a Seme) assinado pelo novo gestor da pasta, José de Lorenzo Messina, é deixada clara a intenção de serem realizadas 21 provas de maio de 2016 a dezembro de 2016. E as seis primeiras etapas desta temporada foram organizadas pela EM Empresarial, a mesma que, desde o segundo semestre de 2014, era paga pela Prefeitura de São Paulo para colocar em andamento o Circuito. Confira o que a secretaria propõe.
- Mas fica tudo como está…
Apesar de novo pregão, empresa que faz Circuito Pop. não deve mudar
Objetivo a ser atingido
Estimular a prática da corrida de rua e da caminhada, oferecidas gratuitamente, dando assim a oportunidade de participação em atividades esportivas, sendo desenvolvido, a critério da Seme, em vias públicas e em parques, no município de São Paulo.
Público-alvo
Moradores da cidade de São Paulo e de outros municípios que tenham interesse na corrida de rua e caminhada da família. A idade mínima para a participação na atividade de corridas de rua é de 16 anos; na atividade de caminhada da família será livre.
Justificativa para o desenvolvimento da ação
O projeto Circuito Popular de corrida de rua é uma ação de complexa realização, que, além de envolver as diversas unidades da Seme, demanda a sua articulação com vários órgãos da administração municipal e estadual. Em 2016, foi redimensionado para possibilitar e facilitar o acesso dos munícipes moradores nas diferentes regiões da cidade, ou seja, democratizar a participação dos cidadãos.
Cronograma contendo as etapas e/ ou o período de execução
- Organização das 27 provas entre Seme, SMSP, CET, SMS, GCM e PM: de janeiro a dezembro
- Realização de seis provas com a EM Empresarial de fevereiro a abril
- Licitação e contratação de empresa para realização das provas de abril de 2016 a abril de 2017
- Realização de 21 provas com nova empresa licitada de maio a dezembro
- Meta ou indicador a ser alcançado no fim do ciclo da avaliação: 90.000 participantes
O que faz a empresa contratada
O Circuito Popular tem como objetivo estimular a prática da corrida de rua e da caminhada, as quais são oferecidas gratuitamente em diversos pontos da cidade. A secretaria contrata uma empresa para atuar nos locais, nos dias e horários definidos pela coordenação do programa e por outros órgãos, como a Companhia de Engenharia de Tráfego (a CET). Além de serviço técnico, a contratada fornece material e serviço de apoio necessário ao desenvolvimento do Circuito, cujas provas normalmente têm cerca de 5 km.
É a contratada que disponibiliza, por exemplo, um site com informações do Circuito Popular, fotografias, regulamento das provas, percurso, resultados e informações sobre retirada de kits. E esse site tem de ficar disponível para as inscrições individuais (com nome, data de nascimento, endereço, sexo, CPF e e-mail), de acordo com o calendário das provas.
Mas ainda assim a secretaria tem participação no Circuito. Acompanha e avalia as atividades realizadas pela contratada, podendo propor, por exemplo, a transferência de uma etapa para outro local. Pode solicitar a substituição de qualquer profissional caso entenda que a pessoa não cumpre as metas ou as diretrizes estabelecidas. Fornece as camisetas aos participantes e o material de premiação para todas as etapas. Ainda disponibiliza à contratada a relação de inscritos, para confecção dos chips, com cinco dias de antecedência.
Balanço das sugestões dadas por leitores do Esportividade:
Inscrições e medalhas do Circuito Popular lideram ranking de críticas