Circuito Popular de corrida de São Paulo deve ser retomado em fevereiro
O Circuito Popular de corrida de rua paulistano está suspenso desde o início de setembro a fim de que haja uma licitação para a contratação de serviços para a realização das provas, e o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, prevê sua retomada em fevereiro. De acordo com ele, em 2014 os eventos serão mais abertos à família.
Atualização (16 de julho de 2014):
Prefeitura retoma Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo em julho
Houve uma série de problemas nas provas do Circuito Popular em 2013, de adiamento do início das inscrições online por causa de falhas no sistema a longas filas no domingo da corrida para se retirarem chip e número de peito. Essas dificuldades obrigaram a secretaria a se posicionar oficialmente duas vezes. Em uma delas, chegou a pedir desculpas pelas falhas. Em algumas etapas, só houve divulgação do site pelo qual seriam feitas as inscrições alguns dias antes de elas começarem.
Em entrevista ao Esportividade, Jatene disse em 24 de novembro: “Não sabemos se conseguiremos retomá-lo neste ano. Caso não consigamos, faço compromisso público pelo seu microfone: em 2014, começaremos o ano com tudo. Não garanto que será a partir de janeiro, pois é um mês em que não abre o orçamento do município”. O secretário, em seguida, declarou que a maior probabilidade é a de ser retomado em fevereiro.
Com inscrições gratuitas, o Circuito Popular, segundo Jatene, será mais amplo em 2014. “Teremos um Circuito Popular bem organizado, um pouco maior do que nos últimos dois anos”, afirmou. “Acrescentaremos uma novidade: tentaremos trazer todas as famílias para as ruas em cada bairro da nossa cidade: é a caminhada da família. Deixaremos todos felizes: aqueles que não correm, mas gostariam de ir à rua para passear com filho, cachorro, bicicleta. Cadeirantes, idosos, crianças… Todos vão juntos.”
A ideia desse novo formato, de acordo com ele, é que mudanças de secretário não afetem a continuidade do Circuito Popular, cujas provas eram feitas até então por convênio com diferentes empresas. “Queremos fazer com licitação. Deveremos finalizá-la no fim deste ano. Suspendemos [as etapas] para que as coisas sejam feitas de forma bem transparente”, declarou Jatene.
O Circuito Popular foi interrompido quando havia duas provas com inscrições encerradas, São Mateus e Butantã. Quando houve o anúncio da suspensão, a secretaria disse que quem havia se inscrito nelas continuaria apto a competir quando os eventos tivessem sequência.
Leia mais:
Licitação motiva adiamento de provas Circuito Popular da capital paulista
Secretaria explica-se após tumultuada inscrição online para prova na Lapa
Circuito Popular paulistano: secretaria desculpa-se após falhas em sistema
O ano de 2014 já começou, qual o posicionamento agora?