Exaltando quem corre em grupo, Circuito Popular chega à USP com prova de 5 km
A etapa USP/Butantã do Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo deixou mais animada a Cidade Universitária no dia 23 de junho de 2024. O CP, cuja fase atual começou em dezembro de 2023, no Ceret, já esteve em diversas regiões da capital paulista, retornando à zona oeste para a 13ª etapa, de 5 km. No evento de domingo passado, os atletas percorreram trechos na USP e mostraram que correr é bom, mas correr em grupo é ainda melhor. Ainda restam nove etapas com inscrições gratuitas até outubro de 2024.
Facilmente encontrados ao longo do percurso, duplas, trios ou até grupos maiores corriam e conversavam, e os papos eram diversos. A dupla do Lá Vem Elas – grupo feminino de corrida – animava os outros competidores com palavras de incentivo. Era inevitável não ser contagiado pela alegria e pela disposição delas.
Um trio, formando por dois adultos e uma criança em um triciclo, também corria na prova de 5 km. A garotinha, bastante comunicativa, interagia com pessoas próximas. “Eu vou chegar primeiro que a mamãe”, foi uma de suas falas. Já a conversa da dupla masculina mais adiante era sobre como posicionar os braços durante a corrida – a fim de deixá-los mais confortáveis. “Os braços mais juntinhos cansam menos; pelo menos foi o que eu aprendi”, disparou um deles ao amigo.
A participação em grupos nas provas de corrida de rua, como a vista no Circuito Popular, pode explicar um fenômeno que a cadeia produtiva do setor vem sentindo há algum tempo. De acordo com o Ticket Sports, o maior site de venda de inscrições para eventos esportivos participativos do Brasil, houve um aumento de novos atletas em 2024. “No total, 34,80% de todas as pessoas que se inscreveram em algum evento neste ano pelo site nunca tinham se inscrito antes”, afirma o TS.
O incentivo de amigos e familiares também pode justificar o aumento de novos atletas no esporte. De acordo com o “Move Her Mind”, estudo global encomendado pela ASICS, marca japonesa de itens esportivos e vestuário, são eles que mais têm influência na decisão de praticar exercícios físicos. Os amigos estão no topo dos que mais influenciam tanto no Brasil (32%) quanto no mundo como um todo (33,1%). O par romântico está em segundo lugar, sendo que no Brasil o número é maior (40%) do que no exterior (32,4%) – é o que conclui o estudo.
Para quem ainda não foi influenciado por algum parente ou amigo a entrar na corrida de rua, mas gostaria disso, a Fenats vai realizar mais nove etapas gratuitas do Circuito Popular até outubro de 2024 (veja calendário completo). Em todas as etapas, além das provas adultas, o CP contará com baterias infantis para crianças (até 13 anos) e Espaço Kids na “arena” com brinquedos e comidinhas.
Assista ao vídeo curto da etapa do Butantã, ocorrida na Cidade Universitária:
Ver essa foto no Instagram
O Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo irá até a região da Penha, na zona leste, na próxima etapa, marcada para o dia 7 de julho de 2024, domingo. As inscrições abrem-se alguns dias de cada etapa.
Leia mais:
Provas do Circuito Popular são para quem quer começar a correr
Para receber notificações do Circuito Popular e de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações.
5k é desafiador tanto pra quem começa, quanto pra quem tem bastante experiência e quer correr forte.
Acho que as pessoas estão deixando os 5k de lado por causa dos valores cobrados serem os mesmos de percursos maiores.