São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 24/06/2024

Exaltando quem corre em grupo, Circuito Popular chega à USP com prova de 5 km

Por Renata Sá, repórter do Esportividade

Dupla participa do Circuito Popular na USP (Esportividade)

A etapa USP/Butantã do Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo deixou mais animada a Cidade Universitária no dia 23 de junho de 2024. O CP, cuja fase atual começou em dezembro de 2023, no Ceret, já esteve em diversas regiões da capital paulista, retornando à zona oeste para a 13ª etapa, de 5 km. No evento de domingo passado, os atletas percorreram trechos na USP e mostraram que correr é bom, mas correr em grupo é ainda melhor. Ainda restam nove etapas com inscrições gratuitas até outubro de 2024.

Integrantes do grupo feminino Lá Vem Elas na etapa USP do Circuito Popular de 2024 (Esportividade)

Facilmente encontrados ao longo do percurso, duplas, trios ou até grupos maiores corriam e conversavam, e os papos eram diversos. A dupla do Lá Vem Elas – grupo feminino de corrida – animava os outros competidores com palavras de incentivo. Era inevitável não ser contagiado pela alegria e pela disposição delas.

Trio corre no Circuito Popular, etapa USP, em 2024 (Esportividade)

Um trio, formando por dois adultos e uma criança em um triciclo, também corria na prova de 5 km. A garotinha, bastante comunicativa, interagia com pessoas próximas. “Eu vou chegar primeiro que a mamãe”, foi uma de suas falas. Já a conversa da dupla masculina mais adiante era sobre como posicionar os braços durante a corrida – a fim de deixá-los mais confortáveis. “Os braços mais juntinhos cansam menos; pelo menos foi o que eu aprendi”, disparou um deles ao amigo.

Atletas correm na etapa USP do Circuito Popular de corrida de rua (Esportividade)

A participação em grupos nas provas de corrida de rua, como a vista no Circuito Popular, pode explicar um fenômeno que a cadeia produtiva do setor vem sentindo há algum tempo. De acordo com o Ticket Sports, o maior site de venda de inscrições para eventos esportivos participativos do Brasil, houve um aumento de novos atletas em 2024. “No total, 34,80% de todas as pessoas que se inscreveram em algum evento neste ano pelo site nunca tinham se inscrito antes”, afirma o TS.

Amigas fazem selfie com medalha na etapa USP do Circuito Popular (Divulgação/Fenats)

O incentivo de amigos e familiares também pode justificar o aumento de novos atletas no esporte. De acordo com o “Move Her Mind”, estudo global encomendado pela ASICS, marca japonesa de itens esportivos e vestuário, são eles que mais têm influência na decisão de praticar exercícios físicos. Os amigos estão no topo dos que mais influenciam tanto no Brasil (32%) quanto no mundo como um todo (33,1%). O par romântico está em segundo lugar, sendo que no Brasil o número é maior (40%) do que no exterior (32,4%) – é o que conclui o estudo.

Largada baterias infantis do Circuito Popular, na USP, em junho de 2024 (Divulgação/Fenats)

Para quem ainda não foi influenciado por algum parente ou amigo a entrar na corrida de rua, mas gostaria disso, a Fenats vai realizar mais nove etapas gratuitas do Circuito Popular até outubro de 2024 (veja calendário completo). Em todas as etapas, além das provas adultas, o CP contará com baterias infantis para crianças (até 13 anos) e Espaço Kids na “arena” com brinquedos e comidinhas.

Assista ao vídeo curto da etapa do Butantã, ocorrida na Cidade Universitária:

O Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo irá até a região da Penha, na zona leste, na próxima etapa, marcada para o dia 7 de julho de 2024, domingo. As inscrições abrem-se alguns dias de cada etapa.

Leia mais:
Provas do Circuito Popular são para quem quer começar a correr

Para receber notificações do Circuito Popular e de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações.

Comentários


  • Oscar disse:

    5k é desafiador tanto pra quem começa, quanto pra quem tem bastante experiência e quer correr forte.
    Acho que as pessoas estão deixando os 5k de lado por causa dos valores cobrados serem os mesmos de percursos maiores.

  • Gustavo giroti biajoli disse:

    Hahhehehehe….o dificil é conseguir uma vaga são semore os mesmos que conseguem, incrivel

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.