Circuito da Cidadania termina onde tudo começou; temporada 2018 é esperada
A temporada inaugural do Circuito Caixa da Cidadania chegou ao fim no domingo, 17 de dezembro de 2017, e o encerramento foi onde a cidade de São Paulo começou, na região central da capital paulista. Apesar das dificuldades de inscrição na maior parte das dez etapas, o ano de estreia deixou boa impressão, e 2018 já começou a ser planejado. As inscrições eram gratuitas.
Você em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver suas fotos como participante da etapa final do 1º Circuito Caixa da Cidadania; ache as dos amigos também!
O percurso foi um dos mais interessantes do ano, com largada e chegada no Vale do Anhangabaú, com repetição apenas da rua Líbero Badaró, mas como subida na ida e descida na volta.
Ao longo dos 5 km, os contrastes paulistanos ficaram mais uma vez expostos: por um lado, era observada a beleza dos prédios, como o “do Banespa” e o Martinelli; por outro, era notada a presença de moradores de rua, um fato social entristecedor.
Participaram da etapa final, além dos caminhantes, 3.306 corredores inscritos. Passaram também pelos seguintes cartões-postais: largo São Francisco, praça da Sé, Pateo do Collegio, largo São Bento, viaduto Santa Ifigênia, av. Ipiranga, praça da República, edifício Itália, Theatro Municipal e viaduto do Chá.
O secretário de Esportes e Lazer, Jorge Damião, que até o começo de 2017 não corria, completou a prova em 31min19s, seu melhor tempo. Em entrevista ao guia Esportividade depois dessa conquista, falou sobre os planos para 2018.
“Mais de 35 mil pessoas se inscreveram em 2017, e imaginamos que mais de cem mil tentaram acesso e não conseguiram, mas vão conseguir no próximo ano”, disse. “Pessoas que não se inscreveram democraticamente correram, porque a cidade é de todos. Nosso objetivo final é o aumento da prática de atividade física.”
A renovação de patrocínio da Caixa, no entanto, ainda não está assinada: “Colocamos para ela a necessidade da continuidade dese grande projeto, que está enraizado em São Paulo. Seguramente vamos conseguir o apoio dela. Ela está feliz com o circuito”.
O secretário afirmou que dez etapas são planejadas também para 2018. “Essa fórmula deu certo”, disse. O sorteio de vagas é ainda cogitado. “O acesso é muito grande. Pensamos em pegar 30% ou 40% das pessoas que podem correr e fazer um sorteio para o circuito ser mais democrático”, revelou.
Em 2017, não existiu investimento de dinheiro da secretaria municipal. O CCC foi bancado pela Caixa, a patrocinadora, a qual contratou a Iguana Sports para organizar os eventos.
Resultados
Clique aqui e confira o seu.
Leia também:
Zona sul apenas sedia uma etapa do CCC em 2017
Minha observação é no sentido de buscar uma forma mais ágil para e efetivação da inscrição. O site trava ocasionando uma demora de mais de 1 hora para a conclusão do pedido. Que às vezes não é concretizado, pois vem a fatídica “inscrições encerradas”