São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 12/04/2022

Cidade de SP pede corridas gratuitas como contrapartida social a empresas

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Atletas contornando o lago do parque do Carmo (Esportividade)

Observação (feita às 14h54 de 15 de julho de 2022): os eventos do Correndo no Parque, organizados pela Yescom, ficaram para o segundo semestre de 2022.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo não tem planos de, neste momento, reativar o Circuito Popular de corrida de rua com uso de dinheiro público. Mas, a fim de que a cidade não fique mais um ano sem provas em regiões periféricas, a pasta busca a colaboração das principais empresas organizadoras. O secretário Carlos Vianna disse já ter garantido um primeiro evento assim: uma corrida com inscrições gratuitas na avenida Governador Carvalho Pinto, no parque linear Tiquatira, na zona leste da capital paulista, a ser realizada em maio de 2022 com organização da Yescom.

“Tenho discutido a importância de o Circuito Popular voltar à cidade. Tenho chamado as empresas organizadoras e as patrocinadoras – liguei para Comgás outro dia para que faça uma corrida de rua na periferia. O pessoal só quer correr no Ibirapuera. Mas e as contrapartidas?”, afirmou Vianna no sábado passado, 9 de abril de 2022, durante a apresentação do site Joga SP, ocorrida no auditório do Museu do Futebol.

“Não podemos ser só cartorários. Temos de ter essas contrapartidas – principalmente no quesito social”, declarou. A secretaria é quem gere o calendário de corridas da cidade e ajuda os organizadores a se comunicar com outros agentes públicos que precisam estar envolvidos no evento, como a Companhia de Engenharia de Tráfego, ou conceder licenças.

Chegada da etapa do parque do Carmo (Esportividade)

Desde o fim do Circuito Caixa da Cidadania, em dezembro de 2017, a cidade de São Paulo está carente de eventos de corrida realizados fora do centro expandido. Desde então, por exemplo, o parque do Carmo, na zona leste, só recebeu um evento de corrida com cronometragem. A falta de corridas na periferia tem origem antes mesmo da pandemia de covid-19, portanto.

A secretaria ainda não disse quando serão abertas as inscrições gratuitas para o evento no Tiquatira (cuja data não foi anunciada), mas se sabe que serão efetuadas por meio do novo Joga SP (clique aqui), site de inscrições e informações sobre os campeonatos promovidos pela pasta.

Enquanto isso…
Organizar (e participar de) corridas de rua em São Paulo fica ainda mais caro

Comentários


Exibir comentários

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.