Ciclofaixa de Interlagos é montada e complica chegada do público do WEC
As pessoas que foram de carro ao autódromo de Interlagos neste domingo, dia 30 de novembro, para assistir às 6 Horas de São Paulo do Campeonato Mundial de Endurance tiveram de enfrentar um grande congestionamento na avenida Interlagos, de aproximadamente 3 km. Aos domingos, mesmo nos quais não há evento automobilístico, já é difícil se aproximar do circuito por causa da ciclofaixa de lazer existente no local. Ficou ainda pior hoje, já que, apesar do aumento de circulação de pessoas na região, surpreendentemente foi montada como se fosse um domingo comum.
- Uma grande vantagem do evento:
Maior liberdade permite que público veja prova de diferentes ângulos
- Mas não tão agradável quanto em 2013:
Estrutura para o público das 6h sofre uma drástica redução em 2014
Em outros grandes eventos, como as etapas paulistas de Stock Car e Fórmula Truck e o GP do Brasil de Fórmula 1, o funcionamento da ciclofaixa de lazer da Guarapiranga é suspenso pela CET, Companhia de Engenharia de Tráfego. Mas não foi o que aconteceu neste dia de Campeonato Mundial de Endurance (WEC) na cidade. De acordo com o monitoramento do Google, o trânsito chegou a ficar travado da altura da Nossa Senhora do Sabará ao portão A do autódromo.
Não foi montada operação especial de trânsito pela CET. Em outros eventos, até monta faixa reversível para facilitar a chegada de quem tem adesivo de estacionamento. O montagem disso depende de uma negociação financeira entre organizadores e o órgão.
A CET não enviou à imprensa ou disponibilizou comunicados sobre a etapa do WEC de 2014. A mais recente notícia que menciona o autódromo é do dia 7 de novembro e trata do trecho Jangadeiro da ciclovia de Interlagos.
O CEO da Fittipaldi, organizadora do evento, Stephan Matter, afirmou ter tido uma reunião com a CET, mas o órgão não achou necessária a suspensão do trecho da ciclofaixa de lazer neste domingo.
Procurada pelo Esportividade, a CET, por meio da assessoria de imprensa, disse estar na região do autódromo monitorando e orientando motoristas para melhor fluidez do trânsito; orientou uso de transporte público, mas não citou em momento algum a ciclofaixa de lazer que funciona diante do autódromo das 7h às 16h do domingo, “roubando” dos carros uma faixa da avenida Interlagos.
Os organizadores das 6 Horas de São Paulo não disponibilizam estacionamento à maior parte do público, que tem de “se virar” para achar vaga e, muitas vezes, paga preços altos e é vítima de flanelinhas. A estação Autódromo da CPTM fica a cerca de 1,7 km do portão principal de Interlagos.
Transporte inexistente
Uma informação passada pela página oficial das 6 Horas de São Paulo no Facebook causou transtornos às pessoas que desembarcaram na estação Primavera-Interlagos da CPTM e queriam ir ao autódromo. A organização tinha dito que lá haveria vans que as levariam ao circuito. Não estavam lá. O que é dito agora, quando a corrida já começou, é que os micro-ônibus saem da estação Autódromo.