Ciclista tenta bater recorde na praça do Relógio Solar (USP) nesta terça
Quem for à Cidade Universitária nesta manhã de 5 de novembro de 2013 verá um evento um tanto quanto inusitado. Carlos Fonseca, conhecido como Caco, professor de educação física especialista em fisiologia do exercício e mestre em biodinâmica, pretende completar 500 km em 16h17min de bicicleta na praça do Relógio Solar, a da “bolinha”, nas proximidades da reitoria da USP.
Uma volta em torno da praça contabiliza um total de 500 metros; o local serve há anos como ponto de encontro e espaço de treinamento.
O desafio começou em 2006, quando o triatleta amador Ricardo Ciferla, mais conhecido como Jacaré, preparava-se para o Ironman e percorreu 90 km na praça. A prática chegou aos ouvidos de diversos atletas do seguimento, até que Luli Cox, incentivando diversos grupos, batizou o evento de Ironnuts.
Em pouco tempo, os 90 km do triatleta foram batidos pelos 100 km de Carlos Fonseca, Ursula Pereira e Alã Costa, da Selva Aventura. Depois disso, veio Arthur Alvim, técnico de triatlo da equipe Run&Fun, com 120 km; na edição seguinte, Bruno Quisan e Edu Salum, também da Selva, fizeram a marca de 125 km. No dia 26 de junho deste ano, Arthur Alvim superou sua antiga marca e fez o novo recorde da competição: 250 km em 7h15min, estabelecendo a média de 34,5 km/h.
Confira um vídeo de voltas na praça “da bolinha”: