São Paulo - região metropolitana

Centro do futebol na abertura da Copa-14, Itaquera carece de esporte

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Vista da Arena Corinthians a partir do leste (Odebrecht)

Vista da Arena Corinthians a partir do leste (Odebrecht)

Apesar de Itaquera ser o distrito do estádio paulistano da Copa do Mundo de futebol, existe uma grande contradição na região. Se por um lado neste 12 de junho, quando acontece o jogo inaugural do torneio de 2014, Brasil x Croácia, é o centro do futebol mundial, por outro é carente de esporte. De acordo com um levantamento da prefeitura feito em 2012, a capital paulista conta com 496 equipamentos de esportes, lazer e recreação com vínculo com a administração municipal, e, com cinco, o distrito de Itaquera representa apenas cerca de 1% desse total.

Dos cinco locais esportivos de Itaquera, quatro deles são campos de futebol da rede municipal indireta; o outro é o CEU Azul da Cor do Mar, que possui piscinas e quadras poliesportivas. Ao todo, estão na área da Subprefeitura de Itaquera, da qual fazem parte Cidade Líder, Itaquera, José Bonifácio e Parque do Carmo, 28 locais esportivos direta ou indiretamente vinculados à prefeitura.

Segundo o censo do IBGE de 2010, 204.871 pessoas moravam no distrito de Itaquera no ano de 2010, e havia 523.848 habitantes na somatória dos quatro distritos sob os cuidados da subprefeitura. Para se ter uma ideia de como o bairro cresceu, em 1950, quando o Brasil recebeu pela primeira vez a Copa do Mundo, somente 5 mil pessoas viviam no distrito de Itaquera. Em 2010, pelos dados do IBGE, 11.253.503 pessoas moravam na capital paulista.

No distrito da Arena Corinthians, quase 40% das famílias tinham como rendimento mensal de dois a cinco salários mínimos em 2010.

Há, porém, distritos com números piores que os de Itaquera: Anhanguera e Perus, na zona norte, só contavam em 2012 com dois e três equipamentos esportivos, respectivamente. Guaianases, na vizinhança de Itaquera, possuía somente três, assim como Aricanduva, também na zona leste. Não existe um padrão na distribuição: no Campo Limpo (zona sul paulistana), com um perfil socioeconômico e área similares aos de Itaquera, existiam 20 locais esportivos das redes municipais direta e indireta.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.