Centro de Esportes Radicais estreia incompleto, mas já garante diversão
O Centro de Esportes Radicais da cidade de São Paulo, inaugurado no sábado passado, 26 de março, faz parte de um “corredor do esporte” que tem início no próprio novo espaço (Bom Retiro, região central), passa pelo estádio de beisebol Mie Nishi e termina no Centro Esportivo Tietê. Do outro lado do rio Tietê, já na zona norte, está o Parque Anhembi, que até o segundo semestre de 2019 deverá contar com o ginásio mais moderno do Brasil. E, embora seja diferente de tudo o que há na capital paulista, o Centro de Esportes Radicais ainda não apresenta tudo o que poderia.
O projeto original do Centro de Esportes Radicais, que estava exposto durante a inauguração, previa um ginásio de skate, um local coberto para a prática da modalidade street. Onde ficaria não existe nada hoje em dia, mas a Prefeitura de São Paulo ainda não definiu se será construído no CER ou no Centro Esportivo Tietê. Será necessária uma nova licitação para sua construção.
Os skatistas, porém, já podem fazer manobras na mini ramp. Também se divertem nas pump tracks, especialmente na menor, mais propícia a eles.
Os ciclistas têm duas opções: a ciclovia interna do Centro de Esportes Radicais e as três pump tracks, uma para cada nível de habilidade. As três pump tracks são asfaltadas e oferecem ao praticante ondulações, as quais caracterizam a modalidade BMX, olímpica desde os Jogos de Pequim-2008, mas em pistas com terra. As pump tracks podem ser usadas também por quem usa patins e patinete.
O espaço de parkour faz sucesso desde o dia da estreia. Projetados com a ajuda de especialistas da modalidade, os obstáculos para serem transpostos sem ajuda externa, somente com a própria habilidade, transformam o CER, que funciona diariamente das 8h às 22h, em um lugar público ímpar para o treinamento dos praticantes.
No CER também existem academia ao ar livre, playground com brinquedos “radicais” para crianças, inclusive para aquelas com necessidades especiais, e um ginásio de sumô, já existente ali antes da criação do novo centro esportivo, no qual foram investidos pela prefeitura cerca de R$ 13,4 milhões.
Durante o ato de inauguração, um menino acidentou-se na pump track intermediária e saiu de maca de lá. Isso aconteceu na presença do prefeito Fernando Haddad. Questionado sobre a segurança dos praticantes, o petista respondeu: “Nós temos o Samu muito próximo daqui (é permanente). Em se tratando de um parque de esportes radicais, temos de tomar cuidado. Os pais têm de monitorar as crianças. Por isso há uma ala para elas, onde a chance de acidente é muito remota. Para vir para a área de adultos é necessário ter certo treinamento já, senão a pessoa pode se machucar”. O CER ainda não conta com enfermaria própria.
Celso Jatene, que está em sua última semana no cargo de secretário de Esportes, Lazer e Recreação antes de tentar reeleição para vereador, disse que profissionais vão ser contratados para a orientação dos praticantes: “Já abrimos chamamento público para a contratação de monitores específicos para cada modalidade”.
Centro de Esportes Radicais
Endereço: avenida Presidente Castelo Branco, 5.700; Bom Retiro
Funcionamento: das 8h às 22h – todos os dias
Entrada e atividades gratuitas