Carros de Fórmula 1 da Copersucar-Fittipaldi são expostos em São Paulo
Como o autódromo de Interlagos está fechado para obras de modernização de boxes e paddock desde o fim de janeiro de 2015 e ainda sem previsão de reabertura, o fã paulista do automobilismo fica carente de velocidade. Essa sensação de falta poderá, no entanto, ser minimizada a partir do dia 1º de março, domingo, quando será aberta a Velocult 2015 no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo. Duas das atrações da exposição são modelos da Copersucar-Fittipaldi, os monopostos FD01 e FD04, pilotados, respectivamente, por Wilsinho, em 1975, e Emerson Fittipaldi, em 1976 e 1977, na Fórmula 1.
A Velocult apresentará ainda a segunda edição do “Hall da Fama” em 10 de março, uma terça-feira, no Cine Livraria Cultura. A iniciativa, lançada no ano passado, tem como objetivo prestar um reconhecimento definitivo aos pilotos que fizeram parte da construção do automobilismo brasileiro. Participaram da primeira edição os ex-pilotos Emerson e Wilsinho Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Chico Serra, Bird Clemente, Mario Cesar de Camargo Filho e Paulo Gomes. Também farão parte da exposição 12 telas sobre automobilismo do artista plástico gaúcho Roberto Muccillo.
Além de ter idealizado a Velocult em 2010, Paulo Soláriz é um dos responsáveis pela Old Stock Race, assim como “Grego” Lemonias, campeão da Stock Car Light em 1993, e Paulo Gomes, quatro vezes campeão na Stock Car. Os três se preparam para competir na nova categoria, que terá carros expostos na Velocult.
“A Old Stock Race trará de volta a vibração das competições disputadas com os famosos Opalões dos anos 1970”, diz um comunicado. O campeonato terá carros de duas portas fabricados entre 1975 e 1979. Vinte veículos estão sendo repaginados e preparados para as provas.
Serviço:
Evento: sexta edição da Velocult – Semana Cultural da Velocidade (www.velocult.com.br)
Quando: de 1º a 21 de março
Onde: Espaço Cultural Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2073)
Visitação gratuita: das 8h às 22h (de segunda-feira a sábado) e das 11h às 22h aos domingos e feriados