São Paulo - região metropolitana
Futebol 20/09/2023

Calendário-2024 do futebol brasileiro é apertado com Copa América e Olimpíada

Por Esportividade

Corinthians x Palmeiras na Neo Química Arena (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O ano de 2024 promete ainda mais emoções para o futebol brasileiro; afinal, será uma temporada com Copa América e Olimpíada de Paris, eventos de peso que acabam espremendo (ainda mais) o calendário nacional.

Com isso, diversos sites de apostas com bônus de cadastro já projetam um alto volume de palpites, pois serão várias as opções de jogos diariamente, aumentando o fluxo das plataformas.

O alto número de eventos, porém, preocupa os fãs do futebol, pois a modalidade já é famosa por contar com um calendário bem extenso no Brasil. Inclusive, em 2023, a CBF passou a utilizar a pausa nas datas Fifa, situação que não acontecia antes e costumava desfalcar diversos clubes que tinham jogadores convocados pelas seleções.

Pensando em 2024, a CBF precisa organizar um calendário com (segundo reportagem do Estadão Conteúdo):

  • Estadual: 16 datas
  • Campeonato Brasileiro: 38 datas
  • Libertadores: de 13 a 17 datas; Sul-Americana: de 13 a 15 datas
  • Copa do Brasil: de 10 a 12 datas
  • Mundial de clubes: 2 datas
  • Supercopa do Brasil: 1 data
  • Desafio de clubes: 1 data*
  • Recopa Sul-Americana: 2 datas*

* Pode ser necessário reservar datas para a Recopa Sul-Americana e para o Desafio de clubes, uma vez que são competições que podem ou não contar com equipes brasileiras. Além disso, apenas eliminações precoces na Libertadores e Sul-Americana podem encurtar o calendário nacional.

Comparativo de partidas

Como exemplo de comparação, o Campeonato Paulista é a única competição que usa as 16 datas no Estadual. Um time de São Paulo pode, portanto, chegar a 83 jogos na temporada caso seja finalista do Paulista, dispute a Libertadores pré-fase de grupos, caia nela e chegue às finais da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil.

Não é uma combinação simples, mas é possível. No entanto, mesmo sem tudo isso, os brasileiros já jogam mais duelos que times de outros países. Deixaremos aqui o número de jogos que os atuais campeões nacionais das cinco maiores ligas da Europa e o do Brasil, no caso o Palmeiras, fizeram na última temporada.

  • Palmeiras (Brasil): 74 jogos
  • Manchester City (Inglaterra): 61 jogos
  • Barcelona (Espanha): 53 jogos
  • Paris Saint-Germain (França): 50 jogos
  • Bayern de Munique (Alemanha): 49 jogos
  • Napoli (Itália): 49 jogos

Fonte: reportagem do Estadão Conteúdo.

Como deve ficar 2024?

A seleção brasileira terá 12 datas no calendário com a Copa América e o amistoso programado pela Fifa em junho. Além disso, são mais seis nos Jogos Olímpicos. Dessa forma, para manter o padrão de 2023, a CBF vai precisar começar as competições no dia 14 de janeiro e terminar a temporada do futebol brasileiro apenas em 1º de dezembro. Com isso, são 93 datas disponíveis. Haveria ainda a necessidade de dez semanas a mais.

Outro ponto que é importante ressaltar é que, para os jogos começarem em 14 de janeiro, as equipes teriam de receber seus atletas de férias bem antes; afinal, existe a pré-temporada.

Dessa forma, a tendência é uma temporada cheia de jogos, sendo favorável a clubes que têm elencos maiores, mas isso também aumenta as preocupações com lesões. O único ponto positivo é para os apostadores; afinal, eventos não irão faltar.

O calendário oficial da CBF para a temporada 2024 deve sair nos próximos dias, como é de costume da entidade, sempre divulgando-o entre agosto e setembro.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.