Brasileiro-2024: 6 times registram média acima de 30 mil torcedores por jogo
Desde o fim do isolamento causado pela pandemia de covid-19, crise sanitária que tirou o público das arquibancadas por alguns meses, o torcedor brasileiro parece ter valorizado ainda mais a ida ao estádio. A edição de 2024 do Campeonato Brasileiro tem mostrado ótimas médias de público – assim como nos dois anos anteriores.
O futebol brasileiro é conhecido mundialmente por sua intensa competitividade e equilíbrio. A performance de grandes times em busca de algum título, a disputa por uma vaga na Libertadores da América e o inevitável rebaixamento dos times mais fracos: esses fatores criam uma atmosfera de “final” em praticamente todos os jogos. A torcida, sabendo que a presença dela é fundamental durante as partidas, comparece, dá um show de alegria e mostra que a paixão dela pelo esporte é legítima.
Veja os cinco clubes com melhores médias de público em 2024:
Com tantos bons jogos na temporada, a torcida pode fazer a diferença, motivar o time em uma vitória improvável, pressionar o adversário e até pesar em palpites de futebol – afinal, o mando de campo é um benefício no Brasileirão. Isso se comprova quando se observam as ótimas médias de público do primeiro turno. Veja, a seguir, um levantamento realizado pelo GloboEsporte sobre a presença da torcida nos estádios em 2024.
Flamengo: com média de 51.235 torcedores pagantes por jogo, o Mengão fechou o primeiro turno liderando o ranking pelo terceiro ano consecutivo. Em temporadas recentes, a torcida rubro-negra tem liderado as estatísticas de média de público no Campeonato Brasileiro, superando 50 mil espectadores por partida. O clube não só tem uma das maiores torcidas do país como também do mundo, o que garante que o estádio esteja sempre cheio, especialmente em jogos decisivos.
São Paulo: o Tricolor já se acostumou com a torcida que lota o MorumBIS e fechou o primeiro turno com 43.856 torcedores em seus jogos em casa. A elevada média de público não é à toa: o recente título da Copa do Brasil e as boas atuações desde a chegada do técnico Luis Francisco Zubeldía inflamam o torcedor, que comparece em peso ao estádio. Outro fator é uma estação de metrô a pouco mais de 1 km, o que facilita a chegada ao estádio.
Corinthians: conhecido por sua torcida fiel, o Timão enche a Neo Química Arena mesmo em uma temporada em que o time não tem boas atuações. Com média de 42.180 por jogo, a paixão dos torcedores do Corinthians garante que o estádio, em Itaquera, seja uma força crucial para que a equipe dispute jogos em nível elevado.
Bahia: empolgados pela injeção financeira e pelo bom rendimento da equipe, os torcedores do Tricolor de Aço lideram o ranking entre equipes nordestinas que tradicionalmente enchem os estádios. O Bahia registra média de 37.240 pagantes por jogo, o que se reflete na campanha da equipe no primeiro turno.
Palmeiras: mesmo sem contar com o Allianz Parque em algumas rodadas, a torcida alviverde mantém uma ótima média de 30.928 por jogo caseiro. Embalado pelos anos de títulos e pela esperança de um tricampeonato (seguido) no Brasileiro, o Verdão sabe que o estádio vai pulsar a cada jogo em casa.
Fecham o top 10: Atlético-MG (30.612), Athetico-PR (28.017), Cruzeiro (27.884), Fluminense (27.549) e Internacional (24.152). À medida que o campeonato avança, é natural que os estádios estejam ainda mais cheios, já que os torcedores vão querer empurrar seus times para terminarem com o título, com uma vaga na Libertadores ou fora do Z4. Cada torcida com seu motivo, mas a paixão de gritar por seus jogadores será a mesma.