Ayrton Senna é retratado em mural de Kobra no autódromo de Interlagos
O autódromo de Interlagos que completou 80 anos na terça-feira, dia 12 de maio de 2020, estava mais colorido no dia de seu aniversário. Foi apresentada a mais nova criação do muralista Eduardo Kobra. Concluída em março, com 27 metros de altura e 10 metros de largura, “Ayrton Senna – Superação” retrata, na torre de controle, o piloto paulistano erguendo o troféu da vitória do GP do Brasil de 1991, aquele completado apenas com sexta marcha de seu McLaren.
“Cheguei a pensar em suspender tudo devido a essa terrível pandemia que acontece no mundo inteiro, mas achei que Senna, com seu exemplo de resiliência, é um símbolo ainda mais importante em um momento tão difícil como este”, disse o artista.
“Por isso escolhi para retratar no mural o instante icônico de 24 de março de 1991, quando, após correr a parte final da prova apenas com a sexta marcha do carro, Senna chega extenuado ao pódio e, juntando suas últimas forças, consegue erguer com a mão direita a taça da vitória.”
Ainda segundo Kobra, “Senna transformou o ato de pilotar carros de corrida em, além de um esporte, uma verdadeira arte”.
“Em todos os murais que faço no mundo, pinto a bandeira do Brasil, o que é influência direta do orgulho que Ayrton Senna tinha de carregar a bandeira brasileira após as provas e, principalmente, do desejo que ele tinha de compartilhar com todos os brasileiros as suas conquistas.”
Em meio ao enfrentamento da pandemia de covid-19 em São Paulo, o autódromo de Interlagos continua sem atividades de pista em maio de 2020.