São Paulo - região metropolitana
Tênis de corrida 20/07/2024

Avaliação: com placa, Saucony Kinvara Pro não derrapa (inclusive literalmente)

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Saucony Kinvara Pro, edição NYC, New York City (Esportividade)

Nunca tinha calçado um Saucony, uma das mais tradicionais marcas de tênis de corrida do mundo, até o segundo semestre de 2023. Logo pensei: “Por que demorei tanto tempo?”. Rapidamente, o Saucony Endorphin Pro 3 tornou-se meu tênis com placa de carbono preferido para provas marcadas por condições adversas, seja temperatura elevada, seja chuva torrencial. Mesmo em dias ruins, o modelo dá ao corredor o conforto, a aderência e a velocidade de que ele precisa. Não poderia esperar outra coisa do Saucony Kinvara Pro a não ser a manutenção dessas características. Dito e feito.

Já o primeiro treino com o Saucony Kinvara Pro foi realizado sob chuva. Não parecia, entretanto, que o asfalto estava molhado: propiciou tanta aderência que em momento algum senti meus pés deslizar. Nos últimos três quilômetros dos 23, correndo em calçadas molhadas, senti segurança suficiente para manter o ritmo de pouco menos de 5 min/km, isto é, pouco mais de 12 km/h.

Essa sensação deu-se também pela grande estabilidade oferecida, confirmada em um reconhecimento de percurso do Circuito Popular no parque Anhanguera, na zona norte de São Paulo, onde existem ondulações e irregularidades no asfalto.

Saucony Kinvara Pro: solado aderente e placa de carbono visível (Esportividade)

Pude também notar a entrega de velocidade. A placa de carbono encontra-se entre as espumas PWRRUN e PWRRUN PB, e essa combinação ajuda a impulsionar o corredor em treinos intervalados – executei com o Kinvara Pro uma série de oito tiros de um quilômetro com um minuto de caminhada entre os intervalos rápidos – e em fases de maior desgaste de um treino longo.

E o que falar do conforto? Está entre os tênis mais confortáveis que já usei – com ou sem placa de carbono. No meu caso, nada nele me causou estranhamento.

Embora possa ser usado tranquilamente em provas, especialmente as mais longas, como meia maratona e maratona, nos treinos para estas o Kinvara Pro faz bem mais sentido. Apesar de ainda não ter rodado muito comigo, já deu para perceber que terá uma vida útil maior que a de um ciclo de maratona. “Design robusto” foi uma expressão utilizada pelos representantes da marca norte-americana no Brasil no texto enviado à imprensa. E é mesmo.

Saucony Kinvara Pro após treino no parque Anhanguera (Esportividade)

Com 285 gramas no tamanho 40, hoje em dia está em uma faixa intermediária de peso, e a própria Saucony já lançou tênis mais leves e mais indicados para as provas em si, como o Saucony Endorphin Elite, com cerca de 84 gramas a menos que o “colega”.

Definitivamente, vou usar o Saucony Kinvara Pro em muitos treinos deste ciclo de maratona, que será minha quarta (e penúltima) neste ano de 2024.

Descontos

A Saucony estará representada na entrega de kits da SP City Marathon, em 26 e 27 de julho de 2024, no Transamérica Expo Center, oferecendo, no estande da Velocità, 20% de desconto em alguns dos tênis.

Para celebrar o Dia do Amigo, 20 de julho, a Saucony lançou a campanha “Quem avisa Amigo é”, que dá 20% de desconto em tênis selecionados da marca. Os modelos disponíveis são Kinvara 13, Endorphin Speed 2, Odysseus, Cohesion 16, Triumph 19 e 20, Freedom Crossport, Axon 3 e Excursion TR 16.

Tênis são uma escolha pessoal; o escolhido por uma pessoa pode não ser bom para outra. Antes de optar por um modelo, você pode experimentá-lo em uma loja para tomar uma decisão mais assertiva.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.