São Paulo - região metropolitana
Tênis de corrida 02/08/2024

Avaliação: bom e barato, Fila Racer Curve 2 é tênis de treino e de provas curtas

Por Renata Sá, repórter do Esportividade

Treino no parque com Fila Racer Curve 2 (Esportividade)

Quando voltei a praticar corrida, no início de 2024, tinha um único par de tênis – usado tanto para treinos como para participar de provas. A tática, objetivando, principalmente, a relação entre custo e benefício, funcionou durante algum tempo. Porém, após um treino sob chuva, com um tempo bastante úmido na sequência, o que impossibilitou a secagem adequada, o calçado me deixou na mão. Para quem já passou por situação semelhante e precisou “tirar da cartola” um modelo que tivesse bom preço e qualidade, o Fila Racer Curve 2 pode ser uma ótima escolha.

Treino de corrida na esteira com Fila Racer Curve 2 (Esportividade)

Desde que comecei a testá-lo, queria senti-lo nos pés em situações diversas. A primeira delas foi em um treino na academia – fortalecimento e esteira – e, para mim, o modelo foi 10/10: macio e confortável, ele vem com a entressola Ultrafoam e, mesmo nas primeiras pisadas, sem o produto ainda ter pegado a “forma do pé”, o encaixe é perfeito.

Na sequência, fiz um treino de 5 km no parque. Além de mudar o ambiente de teste, gosto de experimentar modelos diferentes de meias (canos longos e curtos; pares mais grossos). No Fila Racer Curve 2, as meias de cano curto me incomodaram um pouco, já que o forro interno acabou raspando na pele, principalmente na parte traseira, durante a corrida, tornando a experiência com ele 6/10. Mas, ao trocar para meias mais longas, a questão foi sanada. O teste no parque também foi incrivelmente bem em uma pista asfaltada, plana e seca.

Sem placa, Fila Racer Curve 2 é tênis de treino e de corridas curtas (Esportividade)

Aproveitei, naquela mesma semana, para usar o modelo da Fila em todas as ocasiões possíveis, já que no domingo o testaria em uma prova. Com isso, fui ganhando mais confiança e adaptando-o ao formato dos meus pés. Por causa de uma cirurgia no pé, o esquerdo é ligeiramente mais inchado do que o direito; com o Racer Curve 2, bastou apenas deixar o cadarço um pouco mais soltinho em comparação ao outro no tamanho 36. Geralmente, pego um número maior do que calço, mas a forma desse novo modelo da Fila é um pouco grande; optei, então, pelo mesmo número dos calçados do dia a dia.

Trecho de terra no parque Anhanguera calçando Fila Racer Curve 2 (Esportividade)

Participei da etapa do parque Anhanguera/Perus do Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo com o tênis da Fila. Para quem não o conhece, trata-se do segundo maior parque municipal urbano da cidade, e os participantes correram cercados pela mata que está em zona de amortecimento e conectividade entre o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual da Cantareira. O percurso foi uma mistura de asfalto e pista de terra, além de diversos trechos de subidas e descidas. Mesmo com a terra ligeiramente úmida devido à vegetação, o produto respondeu bem ao piso, me deixando confiante até mesmo para acelerar em descidas, por exemplo, tornando a experiência 10/10.

Para quem está acostumado com modelos cada vez mais leves, talvez estranhe um pouco o peso do Racer Curve 2. No tamanho 40, por exemplo, o tênis pesa aproximadamente 275 gramas, o que o coloca em uma faixa intermediária de peso entre os modelos à venda, o que pode significar um 8/10.

O custo do Racer Curve 2 está entre um dos mais em conta, a partir de R$ 399,99, e o modelo da Fila vem com a proposta de ser um tênis versátil em treinos e provas curtas. É exatamente isso que entrega, tornando-o, além de 10/10, uma ótima opção aos corredores que queiram adquirir um novo par, mas gastando pouco.

Das pistas do parque para a pista de decolagem

O ultramaratonista Laurindo Nunes em busca do recorde mundial nos 100 km (Divulgação/Instagram Laurindo Nunes)

O ultramaratonista Laurindo Nunes vai tentar quebrar o recorde mundial nos 100 km usando um dos tênis da Fila, o Racer Carbon 2. O evento acontecerá no dia 3 de agosto de 2024, sábado, a partir das 23h, na pista do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. O público poderá assistir ao evento de forma gratuita.

Nunes, que é tricampeão da SP City Marathon, entre 2017 e 2019, migrou para as ultramaratonas e, já em 2023, completou 89 km em 5h31min29s na Comrades Marathon, na África do Sul. Atualmente, o recorde nos 100 km é do lituano Aleksandr Sorokin, com 6h05min35s.

“Recentemente, a Fila já havia confiado em mim para desenvolvermos o Maxxi 2 Pro, com o qual rodei mais de 1.300 km e que segue sendo meu parceiro de treinos. Agora, ao me darem apoio total nessa iniciativa, demonstram confiança na minha capacidade física e mental para atingir um objetivo tão relevante”, destaca o ultramaratonista.

Tênis são uma escolha pessoal; o escolhido por uma pessoa pode não ser bom para outra. Antes de optar por um modelo, você pode experimentá-lo em uma loja para tomar uma decisão mais assertiva.

Leia mais:
Avaliação: Fila Racer Carbon 2 é um tênis que pode ser seu primeiro com placa de carbono
Avaliação: Float Maxxi 2 Pro, tênis com placa com carbono, é passo adiante da Fila no Brasil

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.