Atletas do Senna Day têm em Interlagos experiência que nem próprio Ayrton teve
Fotos: clique aqui e encontre as suas.
Resultados: clique aqui e confira o seu.
“Cria” do kartódromo vizinho, Ayrton Senna cresceu olhando para o autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, mas nunca teve a chance de disputar uma corrida lá antes de 1990, pois não passou pelas categorias nacionais de fórmula. No dia 1º de maio de 2019, centenas de pessoas fizeram algo que o tricampeão nunca conseguiu fazer: participar de uma prova, mesmo que pedestre, que englobasse trechos do traçado antigo, vigente até 1989.
Você em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver suas fotos como participante da corrida do Senna Day em Interlagos; ache as dos amigos também!
O percurso da corrida do Senna Day reativou – por um dia – uma parte de Interlagos que há quase 30 anos não é usada. Após a Reta Oposta, os atletas foram em direção à Ferradura, curva extinta para os carros, mas, de certa forma, “reativada” na quarta-feira.
Subiram – em vez de descerem – a curva do Lago, sentido que vigorou de 1940 a 1989. Concluíram a prova na atual saída dos boxes, com vista para o S do Senna, uma das novas curvas do traçado que estreou em 1990. Mesmo após cruzarem a linha de chegada, enquanto retornavam à “arena do evento”, continuaram a percorrer o circuito antigo de Interlagos.
“Se Ayrton Senna ainda estivesse vivo…” Essa é uma frase muito dita desde 1994, quando o tricampeão de Fórmula 1 morreu em decorrência de um acidente na curva Tamburello, em Ímola, na Itália. Apesar de ser apenas uma suposição, caso ele ainda estivesse entre nós, o piloto, que era praticante de corrida de rua, teria gostado de correr no Senna Day.
Nem tudo funcionou
O fornecedor das camisetas não conseguiu entregá-las a tempo de serem distribuídas aos inscritos na loja Centauro do shopping Bourbon, local original da retirada de kit. Esse atraso fez com que os planos fossem alterados pela organização, e os atletas precisaram retirar material de corrida no próprio dia do evento, 1º de maio, em Interlagos.
Quando a reportagem do Esportividade obteve o seu, antes das 7h, a conferência de documentos era mínima. Tudo foi muito rápido, mas, com o passar do tempo, a fila aumentou. Para agilizar o processo, a atribuição do nome do atleta ao seu número de peito foi realizada apenas após a corrida.
O ponto crítico, na verdade, acabou sendo a corrida infantil, e há diversos relatos de crianças que saíram de Interlagos sem a camiseta do evento. A organização do festival pediu desculpas e disse ter coletado dados dos prejudicados para entrega posterior ou reembolso.
Com corridas de rua (5 e 10 km), caminhada, exposições, shows musicais, voltas do superesportivo McLaren Senna e provas de kart, por exemplo, o Senna Day foi um festival realizado pelo Instituto Ayrton Senna no dia em que a morte do piloto completou 25 anos.
Como faço para acessar as fotos da corrida 5 k