São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 22/06/2015

Atletas descobrem o ‘mundo 10 km’ na tradicional Track&Field RS VillaLobos

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Chegada da segunda etapa de 2015 do VillaLobos (Esportividade)

Chegada da segunda etapa de 2015 do VillaLobos (Esportividade)

A etapa do shopping VillaLobos do Track&Field Run Series já virou uma tradição. Realizada três vezes por ano desde 2004, quando o circuito foi iniciado, foi e continua a ser um “rito de passagem” a atletas que pela primeira vez correm 10 km oficialmente. Nessas 12 temporadas de existência e 35 edições acontecidas, a corrida do VillaLobos mostrou que é uma das mais adequadas aos iniciantes dos dez quilômetros. Consegue ser proveitosa também para os mais experientes. Une, portanto, esses dois públicos.

As características do evento, em que não existe prova de 5 km, explicam isso. Depois da mudança do percurso, a qual eliminou a ponte do Jaguaré, a única subida realmente sentida é curtíssima: é justamente a do estacionamento do shopping – a poucos metros da linha de chegada. As demais variações não são sequer notadas (há apenas 12 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo do trajeto).

Trata-se, então, de uma boa corrida de rua para os participantes baterem recordes pessoais nos 10 km, o que é feito de maneira agradável, na maior parte do tempo na avenida Professor Fonseca Rodrigues, a do parque Villa-Lobos. O trecho da pista local da marginal do Pinheiros utilizado é breve.

Outro fator que explica por que tantas edições da etapa já ocorreram é a quantidade de participantes. No domingo passado, dia 21 de junho, 2.155 completaram a prova, o que permitiu que se desenvolvesse velocidade ou se tivesse tranquilidade já metros após a largada. Logo se formam pelotões, e o atleta acaba correndo com quem está no mesmo ritmo que ele. Número mais limitado de corredores é uma das características do Track&Field Run Series. Dessa maneira, os experientes não são atrapalhados pelos novatos. A largura das vias também contribui para isso.

Em 21 de junho, domingo em que se iniciou o inverno, os atletas começaram a chegar ao VillaLobos quando nem sequer havia amanhecido. A temperatura mais baixa não os assustou, mas durante a prova já estava em 16ºC.

As marcações de quilometragem com o uso de placas foram precisas, e os 10 km eram 10 km mesmo, o que é não é comum acontecer nas provas de rua.

As inscrições custavam R$ 135, mas por esse valor o atleta recebeu kit com gym bag, camiseta, par de meias performance, número de peito, clipe de número de peito, viseira e porta-medalhas. Além disso, no dia da prova, parou o carro sem custos adicionais no estacionamento do shopping. E a próxima etapa do VillaLobos, a terceira de 2015, está marcada para 29 de novembro.

É recomendado que os atletas cheguem ao centro comercial com no mínimo meia hora de antecedência, até as 6h30, para que consigam pegar a marginal ainda aberta e estacionar nele.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.