Atletas amadores cruzam a cidade de SP para correr em etapa do Circuito Popular
Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.
Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.
Vale a pena cruzar a gigantesca cidade de São Paulo, nas primeiras horas de um domingo, para correr 5 km em um parque municipal? Milhares de participantes do Circuito Popular de corrida de rua dirão que sim. E algumas centenas de pessoas o fizeram no domingo passado, 21 de julho de 2024. Vários dos corredores que compareceram à etapa de Perus, realizada totalmente dentro do parque Anhanguera, não eram exatamente da região noroeste da capital paulista. É claro que havia atletas locais, mas a participação (sempre gratuita) de moradores de outras zonas foi expressiva.
Assista ao vídeo curto da etapa do parque Anhanguera, que muitos conheceram por ocasião do evento:
Ver essa foto no Instagram
A reportagem do Esportividade conversou com um atleta que, em ambos os dias, sábado (retirada de kits) e domingo (dia da prova), foi das cercanias da represa de Guarapiranga, na zona sul, ao parque Anhanguera – fazendo uso de trens em um longo trajeto.
Virou um “meme” dizer que as pessoas saem de casa para correr só para ganhar uma banana e uma medalha. Obviamente, não é por isso que se corre. Tamanha força de vontade, ainda mais durante o inverno, é oriunda, na maior parte das vezes, da busca pelo bem-estar, da sensação de pertencimento e do acolhimento que se sente quando se participa de um evento de corrida de rua. Ao fim da prova, seja na “arena”, seja no ponto de ônibus, nota-se uma saudável troca de ideias – mesmo entre pessoas que acabaram de se conhecer.
Quanto à prova em si, a do parque Anhanguera, “que está em zona de amortecimento e conectividade entre o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual da Cantareira, permitindo a ligação e a manutenção de espécies de fauna e flora dessas regiões”, justificou o esforço dos corredores: correram apreciando a mata atlântica, em percurso de duas voltas com constantes subidas e descidas, e desafiaram-se em um breve – porém pesado – trecho de trilha.
As inscrições gratuitas para a etapa seguinte, a do parque do Trote (Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme), serão abertas nos próximos dias. A prova de 5 km, que vai acontecer às 7h de 28 de julho de 2024, será marcada por uma variação de pisos, mas sem quaisquer subidas significativas. Só não será rápida e propícia a recordes pessoais (RPs) devido às diversas curvas.
Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)
O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.