ASICS empresta supertênis Metaspeed Sky Tokyo e dá brinde em caso de RP

ASICS Metaspeed Sky/Edge Tokyo (Diogo Brum/Divulgação)
Você pode experimentar os novos supertênis da série ASICS Metaspeed — ASICS Metaspeed Sky Tokyo e ASICS Metaspeed Edge Tokyo —, pegando-os emprestados na ASICS House, localizada no parque linear Bruno Covas, na zona oeste de São Paulo. A marca japonesa propõe aos corredores amadores que, durante o teste, batam um RP (recorde pessoal) durante o treino.
“E tem mais: experimente Metaspeed Sky Tokyo ou Metaspeed Edge Tokyo, bata seu RP e ganhe um brinde exclusivo na ASICS House. Ao fim de agosto de 2025, os corredores mais rápidos — um no masculino e outro no feminino — levam um par de tênis para casa”, afirma a marca. A comprovação é feita por meio de consulta à lista de recordes pessoais no Strava.

ASICS House em sábado de lançamento: ASICS Metaspeed Sky/Edge Tokyo (Diogo Brum/Divulgação)
A ASICS House, que fica entre o shopping Cidade Jardim e o rio Pinheiros, funciona das 6h às 12h aos sábados, domingos e feriados, e o estacionamento (pago) mais próximo a ela é acessado assim que se passa a Usina São Paulo (Usina de Traição), virando à direita.
ASICS Metaspeed Sky Tokyo

Andrei Spinassé desafia-se em 1 milha com ASICS Metaspeed Sky Tokyo (Diogo Brum/Divulgação)
O mais avançado supertênis da ASICS não é novidade para mim: em novembro de 2024, participei da Maratona de Curaçao com o ASICS Metaspeed Sky Paris, que ganhou minha preferência justamente por ser um tênis com placa de carbono que se saía bem em diferentes ritmos de prova, algo que ocorreria (e de fato aconteceu) na quentíssima corrida caribenha. Já nos treinos, no segundo semestre de 2024, chamou minha atenção o fato de eu ter a sensação de que, graças a ele, estava economizando energia.
Quando li pela primeira vez sobre o ASICS Metaspeed Sky Tokyo, fiquei com a esperança de que essa boa (especialmente para nós, corredores amadores) característica não tivesse se perdido, ainda mais considerando a redução de peso, 13 gramas a menos.

ASICS Metaspeed Sky/Edge Tokyo (Diogo Brum/Divulgação)
Meu primeiro contato com o ASICS Metaspeed Sky Tokyo não foi em ritmo de maratona — muito longe disso. Por ocasião do lançamento, a ASICS nos convidou a bater um dos nossos RPs de distâncias curtas, e optei pela milha (1,609 km). E consegui batê-lo: 5min52s, média de 3 minutos e 39 segundos por quilômetro. As mudanças, especialmente a nova espuma FF LEAP, deixaram-no realmente mais rápido.
Seis dias depois, optei pelo ASICS Metaspeed Sky Tokyo para meu treino longo, de 30 km, nesta fase pré-Maratona Internacional de Buenos Aires. Logo no começo da sessão, senti o mesmo que sentia com o Paris: facilidade para manutenção do ritmo e economia de energia — e com, segundo minha balança, apenas 173 gramas no tamanho 42.
Quem não está acostumado a outros supertênis, como o Nike Vaporfly, sentirá um estranhamento inicial devido ao preenchimento do arco do pé, mas a tendência é que logo se acostume. Um ponto a ser observado, porém, é a durabilidade: já deu para perceber não está entre os modelos mais duráveis do mercado. Certamente, por outro lado, está entre os melhores durante sua vida útil.

ASICS Metaspeed Sky/Edge Tokyo (Diogo Brum/Divulgação)
E qual é a diferença entre Sky e Edge? O Sky, como o meu, é recomendado para corredores com passadas longas, que aumentam a velocidade estendendo o comprimento da passada; o Edge é indicado para corredores que correm com cadência mais alta e passadas curtas, aumentando o número de passos por minuto.
Na semana passada, a ASICS apresentou outra versão, Metaspeed Ray: “Com só 129 gramas (tamanho 40 masculino), o modelo representa a união definitiva entre leveza extrema, durabilidade, resposta e eficiência biomecânica, projetado especialmente para corredores que priorizam passada ágil e aterrissagem com o antepé”. Preços: Sky e Edge custam R$ 2.199,99; Ray: R$ 2.999,99.
Parabéns otimo