Após mais de 7 meses, São Paulo volta a ter circuito de corridas gratuitas
Quase sete meses e meio se passaram desde que as mais recentes corridas de rua gratuitas apoiadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo aconteceram. As duas derradeiras etapas do Circuito Popular foram realizadas no domingo da 10ª Virada Esportiva, em 25 de setembro de 2016. Neste domingo, 7 de maio de 2017, finalmente a capital paulista voltará a contar com suas provas gratuitas: estreará o Circuito Caixa da Cidadania.
Apesar das datas reservadas, não houve corridas do Circuito Popular no último trimestre de 2016; na ocasião, nem sequer a secretaria veio a público explicar o porquê do cancelamento. À reportagem do Esportividade ela disse que tentava fazer um “remanejamento orçamentário” para retomar o Circuito Popular.
Já em dezembro, quando já não havia mais esperanças de retomada, a reportagem do Esportividade entrevistou o então futuro secretário de Esportes e Lazer, Jorge Damião, que revelou em primeira mão a ideia de criação do Circuito da Cidadania com dez etapas em 2017 e que conversas com um banco estavam adiantadas. E, em janeiro de 2017, ele confirmou ao guia esportivo que a instituição financeira era a Caixa.
A Iguana Sports foi confirmada como organizadora dos eventos no fim de março. É contratada diretamente pela Caixa Econômica Federal. Não será a secretaria que fará pagamentos a ela, diferentemente do sistema adotado até 2016, em que a EM Empresarial, que organizava o Circuito Popular, era paga pela Seme para fazê-lo.
A etapa inaugural do Circuito Caixa da Cidadania será a da Freguesia do Ó, no fim da avenida Inajar de Souza, neste domingo, dia 7, a partir das 8h. As inscrições estão esgotadas. Os atletas retirarão número de peito das 6h30 às 7h30 e eles terão direito a medalha, camiseta e sacola ao fim da prova, uma novidade analisada pelo Esportividade nesta reportagem: Análise: é válida a entrega pós-prova de camiseta no Circuito da Cidadania. E a segunda etapa será a da Cidade Tiradentes, na zona leste, no dia 4 de junho. As inscrições ainda não foram abertas.
Dupla chance de correr gratuitamente em 4 de junho:
Duas corridas gratuitas e uma barata acontecem no mesmo dia 4/6 em SP
Leia também sobre as corridas na cidade de São Paulo:
Querendo ser a ‘capital mundial das corridas’, São Paulo lança o SampaCor
Como faço a inscrição?