São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 02/02/2022

Ano de 2022 começa com participação tímida em corridas de rua em São Paulo

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Reta final do Circuito Juntos no Ipiranga (Esportividade)

O mês de janeiro de 2022 não foi como se esperava para as empresas organizadoras de corridas de rua em São Paulo. O grande avanço da vacinação contra a covid-19 registrado no segundo semestre de 2021 não se refletiu em massiva participação popular nos eventos.

Menos de 7 mil pessoas completaram provas pedestres na capital paulista no primeiro mês deste ano, e houve quatro delas: etapa Vila Olímpia do Santander Track&Field Run Series, Troféu Cidade de São Paulo, Corrida Kazamigas e Circuito Juntos.

Apesar de a média de público ser razoável, está muito abaixo do que costumava ser antes da pandemia de covid-19. E está aquém do que os próprios organizadores previam: esses mesmos eventos tinham potencial para mobilizar cerca de 13 mil pessoas.

Além de as inscrições não estarem a todo vapor (longe disso), ainda existem outros fatores complicadores, principalmente o adoecimento — ou o receio de adoecer — de uma parcela da população (mesmo vacinada contra a covid-19). Além da variante ômicron do Sars-CoV-2, está em circulação a H3N2 do influenza A. Isso faz a taxa de não comparecimento às provas ser muito maior do que a habitual.

No domingo passado, dia 30 de janeiro, a chuva foi outro obstáculo para os participantes, e alguns deles relataram não ter ido ao Circuito Juntos porque havia alagamentos em sua rota até o Ipiranga.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.