Alongamento pré-corrida: fazer ou não? Como fazer? Saiba as respostas
Nesta semana vou falar sobre o alongamento antes da corrida de rua. As dúvidas são: fazer ou não? Como fazer?
Não é recomendado um alongamento estático muito intenso, pois a musculatura precisa estar rígida o suficiente para absorver as cargas e proteger as articulações, principalmente nos joelhos, mas é bom ressaltar que um alongamento leve é benéfico, pois “acorda” o corpo.
Pesquisas associam a queda de desempenho ao alongamento pré-treino de corrida. Em estudo publicado em fevereiro de 2009 na revista da organização norte-americana American College of Sports Medicine, atletas realizaram uma sequência de corridas rápidas e exercícios de alongamento nas pausas. Foi constatado um decréscimo significativo de desempenho quando comparado à mesma atividade sem o alongamento.
O fato é que um aquecimento pré-corrida é essencial. A circulação sanguínea nos tecidos musculares e articulares é melhorada.
Indicação: aqueça 10 ou 15 minutos antes da corrida com trote leve ou caminhada – o alongamento ativo também pode ajudar. Execute uma elevação de joelhos e flexão de quadril; dessa forma, há uma melhora no movimento da corrida e a musculatura é aquecida gradualmente, protegendo o corpo de possíveis lesões.
Sobre Milena Nogueira
É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br