Alimentos e temperos que colaboram para “secar a barriga” para o verão
Nos dias feios sempre vem aquela preguiça que nos impede de manter a rotina de exercícios físicos e de uma alimentação balanceada, mas se você quer entrar no verão com aquele biquíni tão sonhado pode levantar do sofá e se mexer! Preparei algumas dicas de exercícios e alimentos que ajudam a “secar a barriga”; agora é só manter o foco e esperar os dias de sol.
Para começar devemos dar atenção à alimentação, e por isso resolvi abordar alguns dos alimentos que contribuem nutrindo e afinando a cintura:
Cereais integrais: regulam as funções intestinais e mantêm em equilíbrio os níveis de glicemia e insulina, além de serem ricos em vitamina B.
Peixes de águas profundas (salmão, sardinha e atum): fontes de ômega 3, que é a gordura poli-insaturada que evita o acumulo do colesterol nocivo no sangue, o LDL. Outra vantagem é que o ômega 3 diminui a retenção de liquido, outro pesadelo para a barriga lisa.
Suco de limão: por conter ácido cítrico ajuda a diluir os excessos gordurosos onde estiverem; segundo estudos, a ação alcalinizante tem um efeito acelerador metabólico mesmo não sendo considerado um termogênico. Diurético, alivia o inchaço. Deve ser consumido imediatamente, pois suas propriedades se perdem rapidamente.
Todo processo de mudança do corpo deve estar aliado a uma boa alimentação e vice-versa, sendo assim vou falar de um exercício bastante comum e que faz parte do nosso dia a dia desde o aprendemos: a caminhada.
Em ritmo acelerado você pode perder de 350 a 520 calorias por hora. Claro que se você é iniciante deve antes consultar um médico e verificar se está apto. Trocar o elevador pelas escadas parece um megaesforço, mas se virar hábito você vai constatar a diferença nas suas roupas ficando largas.
Agora que já conhecemos alguns alimentos que nos ajudam a “secar a barriga”, vou introduzir ao conhecimento de vocês alguns temperos que são aceleradores do metabolismo:
Chás verde e de hibisco: em suas composições são encontradas catequinas e fitoquímicos, que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura, levando a queima calórica e a diminuição da deposição das gorduras no organismo. Além disso, há uma sensação de saciedade e a digestão se torna mais fácil. O indicado é você tomar no máximo quatro xícaras por dia; mais do que isso se torna toxico.
Gengibre: o consumo de duas fatias por dia dessa raiz e o aumento do gasto calórico na ordem de 10% farão derreter alguns estoques de gordura.
Óleo de coco: atualmente popular nas prateleiras de lojas de produtos naturais, contém lipídios que fazem as engrenagens corporais girarem mais rapidamente, fazendo com que a temperatura suba, queimando as calorias mais velozmente. Outro beneficio do óleo de coco é ser antioxidante bem dotado de vitamina E, que combate a inflamação e retenção hídrica.
Como sugestão de atividade tenho desta vez a dança. Seja qual for a modalidade, salsa, samba, street dance, forró… Em média se gastam 300 calorias em uma hora de aula, melhoram-se o condicionamento físico e a coordenação motora. Além disso, gera uma melhora significava no humor. Para que, então, ficar parado?
Sobre Milena Nogueira
É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br