São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 03/06/2020

Remarcadas, maratonas de São Paulo não permitem preparação adequada

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Descida da 23 de Maio na SP City Marathon (Esportividade)

Observação (feita às 11h06 de 29 de maio de 2021): Yescom adia a Maratona Internacional de São Paulo pela quarta vez; 26ª edição fica para abril de 2022.

Observação (feita às 8h38 de 6 de maio de 2021): SP City Marathon é adiada pela 3ª vez; atletas a disputam 3 anos após inscrição.

Mesmo que possam ser realizadas em 2020, as duas maratonas de São Paulo, uma da Iguana Sports e outra da Yescom, estão longe de ser ideais para os participantes. Nenhuma delas vai atender ao tempo de preparação recomendado para um desafio desse tipo.

Devido à pandemia de covid-19, a Iguana Sports adiou a SP City Marathon para 11 de outubro; a Yescom postergou a Maratona Internacional de São Paulo para 2 de novembro. Na melhor da hipóteses, a quinta fase do Plano São Paulo, a de reabertura de parques, por exemplo, terá início na última semana de julho na capital paulista.

Atletas da Maratona Internacional de São Paulo no Minhocão (Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação)

De quantas semanas um atleta precisa para se preparar para uma maratona? Não existe uma resposta única, mas costuma ser recomendada uma planilha de treinos de, no mínimo, 16 semanas, e há publicações que indicam até 24 semanas para iniciantes.

Esse prazo de 16 semanas, contado a partir da última semana de julho, terminaria na metade de novembro, isto é, após ambas as maratonas de São Paulo.

Alguns corredores têm conseguido treinar de forma mais intensa por terem acesso a uma esteira, por exemplo, mas eles são a minoria; já quem tem saído às ruas tem preferido distâncias menores.

Comentários


  • Wagner vieira disse:

    Eu não irei participar pois não tem vacinação contra covid 19 e muito perigoso.

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.