São Paulo - região metropolitana
Automobilismo 10/07/2015

Interlagos: pilares de novo centro de controle estão instalados; veja fotos

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Obras em Interlagos em 9 de julho de 2015 (Andrei Spinassé/Esportividade)

Obras em Interlagos em 9 de julho de 2015 (Andrei Spinassé/Esportividade)

O autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, nem sequer parecia um local destinado às competições automobilísticas na quinta-feira. Enquanto atletas disputavam uma corrida de 5 quilômetros e 20 obstáculos, a Iron Race, em seu centro, ali perto, apesar do feriado estadual de 9 de julho de 2015, as obras transcorriam normalmente. Já foram instalados pilares do prédio onde funcionará o novo centro de controle, cujos andares inferiores (considerados “subsolo”) serão ao lado do túnel que passa sob a reta principal e o “térreo” terá conexão com o início do pit lane, sendo as primeiras garagens.

Os boxes principais por enquanto não passarão por reestruturação. Até a metade de outubro ganhará forma o novo paddock, com mais espaço para as equipes trabalharem e com salas mais adequadas a elas, onde poderão fazer reuniões e refeições.

Obras em Interlagos em 9 de julho de 2015 (Andrei Spinassé/Esportividade)

Obras em Interlagos em 9 de julho de 2015 (Andrei Spinassé/Esportividade)

Até outubro de 2015 serão construídos, de acordo com a SPObras, centro de controle – integrante do conjunto dos edifícios dos boxes, com três subsolos – e edifício de apoio – com subsolo (galeria técnica, área de circulação restrita, reservatórios e estacionamento), térreo (áreas de apoio, sanitários e catracas de acesso) e superior (cozinhas e sanitários).

Também neste ano serão requalificados retaguarda dos boxes (paddock; piso cimentado sobre lastro de concreto), circulação geral (piso cimentado sobre laje impermeabilizada) e atual edifício administrativo (centro de mídia; reforma, readequação geral das áreas, inclusive sanitários).

Como, em novembro de 2014, SPObras imaginava centro de controle (SPObras)

Como, em novembro de 2014, SPObras imaginava centro de controle (SPObras)

Finalmente, em 2016, haverá intervenções no edifício dos boxes: térreo (garagens); superior (salão de eventos e pódio, por exemplo); segundo pavimento (salão de eventos). “O valor total dos investimentos é de R$ 101,87 milhões, sendo 100% recursos federais, oriundos do PAC Turismo”, afirma a SPObras, segundo a qual são feitos “todos os esforços para a conclusão dos trabalhos dentro do prazo previsto e com o menor impacto possível no calendário de eventos”.

O autódromo tem ficado aberto aos fins de semana, mas sem que os boxes principais possam ser usados. Neste sábado, 11, e neste domingo, 12, por exemplo, as categorias Classic Cup e Clássicos de Competição vão disputar corridas lá. Quem organiza o evento, que é a Taça São Paulo de Velocidade, é o Bandeirantes Motor Sport Club.

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