Tradição e modernidade convivem no fim de semana de 461 anos de SP
O esporte é uma das vocações de São Paulo. Não é em qualquer lugar do mundo que se encontra uma cidade com três grandes clubes de futebol e alguns com enorme importância olímpica, como Pinheiros e Paulistano.
A seleção de eventos deste fim de semana de aniversário de 461 anos da capital paulista está diferente, então. Nestes dias 24 e 25 de janeiro você pode conhecer tanto as praças esportivas mais tradicionais do município como as mais modernas.
Tradição é o que não falta ao autódromo de Interlagos. O circuito, inaugurado oficialmente em maio de 1940, começou a receber a Fórmula 1 em 1972 e, desde 1990, é ininterruptamente a casa do GP do Brasil da categoria. A decisão de campeonato mais espetacular do século XXI aconteceu lá em 2008, quando Lewis Hamilton e Felipe Massa disputavam o título. Antes de Interlagos passar por uma nova fase de modernização, agora envolvendo boxes e paddock, as categorias do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto abrem temporada neste fim de semana. A entrada é gratuita.
Fundado no ano de 1900, o Club Athletico Paulistano é um dos mais importantes da cidade e do país. O São Paulo FC, por exemplo, teve como alguns dos fundadores ex-integrantes do Paulistano, e o vermelho e branco do tricolor vêm do tradicional clube, cuja sede fica entre as ruas Honduras e Estados Unidos, no Jardim América, desde 1917. O basquete do Paulistano é forte, e na temporada passada foi vice-campeão do NBB. Neste sábado, a partir das 18h, enfrenta o Bauru. É necessário o espectador levar 2 kg de alimentos não perecíveis para entrar no ginásio.
Outra tradição é a final da Copa São Paulo júnior no dia do aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, e no Pacaembu. O estádio, de 1940 e sede paulista da Copa do Mundo de 1950, nesta semana ganhou muitas manchetes pelo fato de a prefeitura ter aberto um chamamento público com a proposta de dar a concessão dele para uma empresa que o modernizar e recuperar o complexo esportivo como um todo. E, enquanto isso está em andamento, o Corinthians tenta obter seu nono título da Copinha. Mas terá de passar pelo Botafogo de Ribeirão Preto, que desbancou outros times grandes na competição.
O amistoso de sábado entre Corinthians e Corinthian-Casuals será uma mistura de modernidade com tradição. A partida entre “irmãos” acontecerá na Arena Corinthians, inaugurada em 2014 e estádio de seis jogos da Copa do Mundo. A história, porém, está no próprio adversário do clube paulistano, o inglês Corinthian-Casuals, o qual surgiu de uma fusão do Casuals com o Corinthian, este que serviu como inspiração para a fundação da equipe brasileira em 1910. Os ingressos continuam à venda.
Outro amistoso, mas no domingo, também representa uma união de tempos modernos com antiguidade, mas de uma maneira mais sutil. O Allianz Parque, estádio também inaugurado em 2014, recebe Palmeiras x Red Bull. O confronto em si não tem história nenhuma, mas a data é simbólica: no dia anterior, sábado, terá sido comemorado um centenário. Em 24 de janeiro de 1915, o Palestra Itália entrou em campo pela primeira vez para disputar uma partida oficial. O jogo foi contra o Savóia, no atual município de Votorantim, e terminou com vitória palestrina por 2 a 0, com gols de Bianco e Alegretti.