São Paulo - região metropolitana
Automobilismo 13/01/2015

Interlagos: empresa que fez obras em 2014 lidera as de 2015, as dos boxes

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Ilustração de como devem ficar os novos boxes de Interlagos (SPObras)

Ilustração de como devem ficar os novos boxes de Interlagos (SPObras)

A última etapa da reforma do autódromo de Interlagos está prestes a ser executada. Não houve interposição de recursos no prazo legal, e o consórcio Equipav/Formatto, vencedor do certame, irá à sede da SPObras, com a qual conversará (“negociação de condições mais vantajosas” para a prefeitura) nesta quarta-feira, dia 14 de janeiro, antes de assinar o contrato. Para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 deste ano, marcado para 15 de novembro, precisa ficar pronta a reestruturação completa de boxes e paddock, os quais vão oferecer melhores condições às equipes.

A Equipav foi também a empresa responsável por executar a primeira etapa das obras, a qual foi bem-sucedida: em 2014, recapeou toda a pista, construiu um muro de contenção para que a entrada dos boxes pudesse ser alargada e alterou a saída do pit lane para possibilitar a criação de uma maior área de escape na segunda perna do S do Senna. A companhia paulistana recebeu R$ 37.409.492,83 por isso.

Ilustração de como devem ficar os novos boxes de Interlagos (SPObras)

Centro de controle, edifício de apoio (à esq) e edifício dos boxes (SPObras)

Mas o consórcio Equipav/Formatto desta vez foi o terceiro colocado e só foi considerado o vencedor da licitação por causa de falhas dos dois primeiros. As documentações apresentadas por estes dois, Santa Bárbara Construções S/A e consórcio Lemam/CEI, não foram totalmente aprovadas pelos membros da Comissão Permanente de Licitações da SPObras, que então convocaram Equipav Engenharia Ltda. e Formatto Coberturas Especiais Ltda.

A Formatto terá o função de construir a grande cobertura do paddock, uma das grandes novidades de Interlagos para 2015. Quem caminhar pela área entre os boxes e o edifício de apoio não vai tomar chuva, então.

Destaque para o paddock coberto (SPObras)

Destaque para o paddock coberto (SPObras)

Até oito meses serão gastos para a execução das obras e dos serviços de construção e requalificação das edificações dos novos boxes e do edifício de apoio. O valor estimado para a execução do objeto licitado, de acordo com o primeiro edital divulgado, é de R$ 104.515.966,06. O Ministério do Turismo, por meio de um Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), disponibilizou R$ 160,8 milhões para a reforma de Interlagos.

Em novembro de 2015 o Esportividade publicou detalhes de como ficarão os boxes e a retaguarda deles. Serão construídas mais garagens em direção à entrada dos boxes, as quais serão usadas pela Federação Internacional de Automobilismo durante o GP do Brasil. Não existirão mais divisões fixas entre elas, o que significa que cada evento poderá modulá-las como achar melhor. Clicando aqui você fica por dentro de tudo isso.

A pista de corrida do autódromo de Interlagos só será reaberta quando ficarem prontos os boxes auxiliares na região da Curva do Sol, já que os principais estarão em obras.

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