Cinco coberturas jornalísticas que marcaram 2014 do Esportividade
O ano de 2014 está na “reta final”. Pode-se dizer que esportivamente foi inesquecível: quem mora ou esteve na região metropolitana de São Paulo pôde presenciar grandes eventos, como seis partidas da Copa do Mundo, e o Esportividade foi, durante todo o ano, um precioso canal de informação para quem gosta de viver o esporte de forma intensa. Confira agora quais foram as coberturas mais marcantes de 2014 e aproveite estes últimos dias para reler as reportagens que selecionamos.
Cobrimos a Copa do Mundo de 2014 para as pessoas poderem aproveitar em São Paulo, da melhor forma possível, o maior evento esportivo que o Brasil já recebeu. As reportagens com conteúdo específico para quem iria à Arena Corinthians alternavam-se com outras para os que não tinham obtido ingresso e, mesmo assim, queriam curtir o Mundial de futebol. Prestamos serviço não só esportivo: falamos sobre rodízio, trânsito, feriado… Vimos partidas da Copa em bares, cinemas, institutos, restaurantes, salões de festas, Fan Fest e, claro, no Itaquerão.
Período de competição: de 12 de junho a 13 de julho
Reportagens essenciais da cobertura:
Esportividade dá nota 8,5 para Copa-2014 no Itaquerão; confira a avaliação
Maradona x Pelé: criativos, torcedores brasileiros dão resposta a argentinos
Em final, brasileiro mostra saber curtir futebol mesmo com Brasil em quarto
Lesionado, Rafael Nadal não pôde defender a Espanha, que duelou com o Brasil no ginásio do Ibirapuera por uma vaga no Grupo Mundial de 2015 da Copa Davis. A ausência do craque do tênis poderia ter tornado o confronto plenamente esquecível, porque, mesmo sem ele, os espanhóis continuavam favoritos. No entanto, os três dias de competição tornaram-se memoráveis por causa de Bruno Soares, Marcelo Melo e, principalmente, Thomaz Bellucci. A vitória do Brasil foi marcante, e o evento foi esportivamente mais interessante que o Brasil Open de fevereiro/março.
Período de competição: de 12 a 14 de setembro
Reportagens essenciais da cobertura:
Copa Davis: sucesso brasileiro fora da quadra é menor que dentro dela
Brasil x Espanha não é exclusividade de paulistas: turistas vão ao Ibirapuera
Um dos fins de semana mais esperados do ano para os paulistanos que gostam de esporte é o da Virada Esportiva. Como já havia acontecido em 2013, demos neste ano uma atenção especial ao evento e selecionamos as melhores atividades de cada região. Notamos, porém, que a Prefeitura de São Paulo não “vende” a Virada Esportiva como deveria ser “vendida”: o mais legal do evento não é bem o fato de haver 2 mil atividades em um único fim de semana, mas sim a possibilidade que a Virada dá ao paulistano de conhecer modalidades diferentes que talvez ele nunca tivesse imaginado praticar.
Período do evento: 20 e 21 de setembro
Reportagens essenciais da cobertura:
Novas vivências são o forte da Virada Esportiva; madrugada é um ‘detalhe’
Prefeitura ignora parte importante da história de Corinthians e São Paulo
A tão esperada inauguração do Allianz Parque mostrou que realmente o Palmeiras conta agora com um belo estádio. Poucos foram os problemas registrados, e o maior deles foi justamente a derrota palmeirense por 2 a 0 para o Sport. Em nossa cobertura, orientamos os torcedores que iriam ao novo estádio. Depois do jogo, mostramos que, apesar da novidade, certas coisas, como os hábitos de uma torcida, não se alteram tão facilmente. O “ritual” palmeirense de permanecer na rua Turiassu até pouco antes de a partida começar não sofreu mudanças, por exemplo.
Período da competição: 19 de novembro
Reportagens essenciais da cobertura:
Novo estádio, velha rotina: no Allianz Parque, torcida mantém seus hábitos
NBB como ‘preliminar’ de Palmeiras x Sport agrada, mas não lota ginásio
O UFC realizou dois eventos na região metropolitana de São Paulo neste ano, e em ambos a luta principal da noite foi mais rápida do que se esperava, mas a diferença é que, em Barueri, o brasileiro (que era Lyoto Machida) foi quem nocauteou o norte-americano (CB Dollaway). Tanto no ginásio do Ibirapuera como no José Corrêa, retratamos como o espectador de MMA se comporta. No caso barueriense, também abordamos o desconforto do público no ginásio e as condições adversas, como calor e horário, que enfrentou.
Período da competição: em 31 de maio e em 20 de dezembro
Reportagens essenciais da cobertura:
Público do UFC passa por ‘teste de resistência’ em Barueri; Lyoto o ‘libera’
UFC: público vive sensações distintas no Ibirapuera e até vaia luta monótona
Outras coberturas marcantes de 2014 que merecem ser mencionadas: etapa da Arena Barueri do Circuito Mundial feminino de rugby sevens, Brasil Open de tênis, Brasil Champions-2014 de golfe, Brasil x Irã da Liga Mundial de vôlei, rodada do Grand Prix de vôlei, Barueri Grand Slam de vôlei de praia, Grand Prix de futsal, 6 Horas de São Paulo do Campeonato Mundial de Endurance.