Maior liberdade permite que público veja 6h de SP de diferentes ângulos
Uma área gramada do interior do autódromo de Interlagos transforma-se em arquibancada neste fim de semana de terceira edição das 6 Horas de São Paulo do Campeonato Mundial de Endurance. É possível ir com liberdade dos setores de alvenaria até lá, a pé ou de “trenzinho”, e algumas pessoas optam por não voltar ao seu lugar original e ficar perto da área de entretenimento e alimentação. Lá a vista do miolo do circuito é muito boa. Qualquer espectador que tenha ingresso pode sentar-se lá e ver os carros na pista. Já no GP do Brasil de Fórmula 1 os controles são muito mais rígidos.
- Está menor neste ano:
6h de SP: estrutura para o público sofre uma redução em 2014
O consultor de TI Marco Robson de Oliveira saiu da arquibancada M para assistir aos treinos de outro ângulo. “Estava lá, mas vim para cá para poder ter outro ponto de vista, mas lá também está muito bom, pois você ‘pega’ a frenagem da entrada do S do Senna. Aqui a vista é muito mais ampla. Com essa liberdade você aproveita mais o evento do que se ficasse em uma posição fixa durante todo o tempo”, disse o morador de São Roque (SP).
O bancário Adelson Rhein também estava ali. “Gostei certamente mais da vista daqui de baixo e vou ficar um pouco por aqui, onde você observa os carros fazendo curva e vê se eles têm ou não equilíbrio”, afirmou. Nesse local, porém, não existem caixas de som, e o público fica “perdido” sobre tempos e posições.
Erinaldo Correia de Andrade gostou também do fato de a área gramada estar ao lado da de alimentação. “Aqui é bem melhor que lá. E está perto de onde comer. Se enjoar, você dá uma volta para ver as coisas”, disse o mecânico.
Eduardo Colpas reclamou justamente do que foi pensado para a alimentação. É necessário carregar um cartão a ser usado somente internamente e ainda pagar mais R$ 5 por ele, dinheiro devolvido quando é entregue ao caixa. “Não gostei do esquema – muito mal organizado. Ter de comprar o cartão e depois pegar o dinheiro de volta só gera fila e deixa as pessoas nervosas”, disse. O empresário declarou que, apesar de a organização da prova não ter dado opções oficiais de estacionamento ao público comum, “o evento em si está legal”. Os organizadores oferecem um transporte de van gratuito da estação Autódromo da CPTM ao autódromo.
Colpas ainda destacou o clima mais familiar do evento: “Geralmente [no automobilismo] vem mais homem. Assim você pode trazer mais criançada”.
Atrações
Neste sábado, 29 de novembro, foi possível identificar as atrações mais concorridas. O simulador de voo da Força Aérea Brasileira foi a principal delas. Foi montada uma tirolesa no parque de diversões, que está reduzido neste ano comparado ao da edição do ano passado. Uma banda de rock se apresentava no ”village” quando a reportagem do Esportividade passou por lá.
As 6 Horas de São Paulo de 2014 vão começar às 13h deste domingo, e Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley, trio do Porsche 919 Hybrid número 20, vai largar na pole position, logo à frente dos companheiros Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb.
O trio Emerson Fittipaldi/Alessandro Pier Guidi/Jeffrey Segal (Ferrari F458 Italia) obteve a 23ª posição de largada, a quarta entre sete trios da classe LMGTE Am. Clique aqui e veja o grid completo.