Dois brasileiros disputam no Pinheiros a ‘final da série B’ do tênis mundial
Dois dos oito tenistas que vão participar da final do ATP Challenger Tour no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), são brasileiros. João Souza, o Feijão, e Guilherme Clezar estarão na disputa do torneio especial, o qual vai começar em 19 de novembro. Feijão garantiu classificação por causa da boa pontuação que obteve em eventos da classe challenger nesta temporada, e Clezar foi convidado pelos organizadores.
Também estão aptos a participar do torneio da “série B” do tênis mundial no Brasil o dominicano Victor Estrella Burgos, número 65 do ranking da ATP, o italiano Simone Bolelli (72), o argentino Diego Schwartzman (76), o austríaco Andreas Haider-Maurer (87), o esloveno Blaz Rola (88) e o argentino Máximo González (100). Estão classificados, mas têm o direito de não querer vir competir no Brasil. A vaga de cada desistente vai para o mais bem colocado seguinte do ranking de challengers.
Feijão é atualmente o segundo brasileiro mais bem posicionado no ranking da ATP: está em 92º, somente atrás de Thomaz Bellucci, o 43º. No ano passado, Clezar (248º agora) também competiu no ATP Challenger Tour Finals como convidado, mas não passou às semifinais.
O torneio vai acontecer em uma quadra de saibro coberta do Esporte Clube Pinheiros. Os oito jogadores formam dois grupos de quatro tenistas cada um, e os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais. Cento e vinte e cinco pontos, o equivalente à pontuação máxima de um challenger, e US$ 91.200 serão dados ao campeão.
O público verá gratuitamente os jogos de 19 a 23 de novembro. O ATP Challenger Tour Finals sempre aconteceu em São Paulo: começou a ser disputado no ginásio do Ibirapuera, foi para a Sociedade Harmonia de Tênis e chega agora ao Pinheiros. O italiano Filippo Volandri foi o campeão de 2013.
Leia também:
Pinheiros é novo local de disputa do ATP Challenger Tour Finals em 2014